Sérgio Moro lidera equipe de 'caça-corrupção' em capa de revista americana
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, lidera uma equipe de caçadores de corruptos na capa da edição mais recente da revista norte-americana "Americas Quartely". Moro e outros quatro investigadores da América Latina aparecem vestidos de "caça-fantasmas", em uma referência ao trabalho "histórico" que está sendo feito para combater a corrupção na região, segundo a publicação.
"Sérgio Moro é uma estrela, e não há mistério sobre o motivo. O jovem juiz brasileiro abriu a tampa de um esquema de corrupção de longo alcance que havia desviado mais de US$ 3 bilhões da estatal de petróleo para os bolsos de membros do governo e partidos políticos", diz a 'AQ'.
Além de Moro, a revista inclui entre os caçadores de corrupção o promotor colombiano Iván Velásquez, a procuradora-geral da Guatemala, Thelma Aldana, o procurador peruano José Ugaz e a ativista mexicana Viridiana Rios.
A revista destaca que a corrupção tem sido um problema nas Américas há séculos, mas que algo parece estar mudando. "Do Brasil à Guatemala e além, uma nova geração de procuradores, juízes e ativistas está fazendo um progresso extraordinário. Esses bravos, altamente qualificados, 'caça-corrupção' estão processando criminosos e mandando eles para a cadeia em números sem precedentes, não importa o quanto poderosos eles são. Se este combate continuar, vai ser uma das mudanças mais importantes para a América Latina no século XXI", explica a 'AQ'.
A revista ainda editou um vídeo (abaixo) apresentando os líderes desta onda de luta contra a corrupção na América Latina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.