Topo

Blog do Brasilianismo

'Financial Times' esquece crise e recomenda turismo 'rústico' no Brasil

Daniel Buarque

25/01/2016 18h52

'Financial Times' recomenda turismo 'rústico' no Brasil

'Financial Times' recomenda turismo 'rústico' no Brasil

Um dos principais críticos da atual situação política e econômica do Brasil na imprensa mundial, o jornal britânico "Financial Times" deu as costas aos problemas concentrados nas grandes cidades brasileiras e correu atrás de um turismo "rústico", afastado do que tem se tornado notícia mais tradicionalmente no Brasil.

"Por dezenas de motivos – a corrupção, a desvalorização do real, a cena de arte em expansão e as celebrações olímpicas no Rio de Janeiro – grandes cidades do Brasil são grandes notícias. No entanto, seu ruído interminável e energia nervosa podem afetar até mesmo os mais fortes. Por isso, enquanto o verão brasileiro entra em clima de Jogos Olímpicos, é hora de considerar uma alternativa: pousadas e fazendas isoladas, totalmente distantes do caos urbano, mas a pouca distância de toda a diversão Carioca e Paulista", diz uma longa reportagem publicada pelo jornal.

A publicação visitou uma fazenda no interior de São Paulo, outra em Minas Gerais e um resort em Alagoas, para traçar uma proposta de turismo que vai além das cidades mais famosas do país.

Apesar de recentemente autoridades dos EUA terem recomendado que o Brasil fosse evitado por mulheres grávidas por conta do risco do vírus Zika, o turismo continua sendo uma das principais referência positivas na imagem internacional do Brasil. Tanto assim que o ranking de "melhores países do mundo" divulgado recentemente coloca o Brasil em 20º lugar, com ótima avaliação como destino para viajantes, mas ainda como um problema em relação a política e economia.

O turismo no Brasil tem ganhado atenção de forma positiva na imprensa internacional em meio à crise. Com a desvalorização do real, viajar pelo país se tornou mais barato para estrangeiros, o que faz guias recomendarem o Brasil como destino, mesmo que o país pareça perder temporariamente relevância diplomática e econômica no resto do mundo. Uma reportagem como a publicada pelo "FT" reforça este sentimento.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo