Topo

Blog do Brasilianismo

Turistas argentinos criam 'índice canga' para navegar na economia do Brasil

Daniel Buarque

18/01/2016 15h01

Turistas argentinos criam 'índice-canga' para navegar na economia brasileira

Turistas argentinos criam 'índice-canga' para navegar na economia brasileira

Mais de meio milhão de argentinos invadiram o Brasil nas últimas semanas durante as férias de verão. A combinação entre crise financeira e desvalorização do real tornou mais barato e atraente para os vizinhos viajarem às praias do país, o que fez com que notícias sobre turismo no Brasil se tornassem algumas das mais populares nos jornais da Argentina.

A empolgação dos argentinos com o Brasil é tão grande que eles criaram o "índice canga", uma referência monetária que serve para eles saberem se algo está mais caro ou mais barato de que comprar na Argentina.

"O 'índice canga' é hoje a grande referência para os argentinos que recém-desembarcaram no Brasil e se perdem com o câmbio, entre passar os pesos para dólares e os dólares para reais e depois pagar em reais, voltar a calcular em dólares e passar a pesos", diz uma reportagem do jornal "La Nación". A ideia é usar o preço da canga no Brasil e na Argentina como uma referência para saber se algo está caro ou barato no país.

Apesar de toda a complicação, a ideia em geral é de que está barato viajar pelo Brasil, fazer bons passeios e comer bem nas praias do país.

Para os turistas que querem fugir de estresse com o câmbio, o mesmo "La Nación" publicou uma outra reportagem mostrando que os argentinos estão empolgados com a possibilidade de ir a hotéis com sistema "all inclusive", que pagam em suaves prestações.

Segundo a publicação, a venda de pacotes deste tipo para argentinos cresceu 66% neste ano. "Pelo mesmo preço que no ano passado uma turista passou as férias na costa argentina", diz, agora pode ficar tranquilamente em um hotel com tudo incluído no Nordeste do Brasil.

Desde dezembro os jornais argentinos já dizem que, com real mais barato, argentinos planejavam fazer a festa no Brasil. "A desvalorização do real converteu o custo de vida cotidiana em muito proveitoso para os argentinos", dizia reportagem do "Clarín". "Com US$ 200 dá para fazer a festa", complementa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo