Visão Brasilianista: Crise pode trazer 5 efeitos positivos para o Brasil
A situação política e econômica do Brasil é grave. O país vai encarar um ano duro em 2016, com manutenção da recessão e de riscos inflacionários. Para piorar, o governo está sem legitimidade e sem força política para impedir o que tem sido tratado como uma queda livre do país no cenário internacional. Está tudo muito ruim e a perspectiva é de piorar ainda mais. Na avaliação do brasilianista Matthew M. Taylor, entretanto, é possível ver alguns pontos positivos em meio à grave crise.
Taylor é professor da American University, em Washington, DC. e autor de vários estudos internacionais sobre democracia e corrupção no Brasil, como "Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability" (Corrupção e democracia no Brasil: a luta por fiscalização), e "Judging Policy: Courts and Policy Reform in Democratic Brazil" (Julgando política: Tribunais e reforma política no Brasil democrático).
Em entrevista ao blog Brasilianismo, em abril do ano passado, Taylor elogiou instituições do país e disse que a população brasileira está farta do sistema político, mas já deixou claro que rejeita respostas mais extremas para o atual escândalo. "Quando pensamos sobre a corrupção política, o Brasil realmente tem um sistema de tribunal eleitoral admiravelmente eficaz. Como um americano, eu tenho muita inveja disso", disse.
Sua nova análise, publicada no site do think tank norte-americano Council on Foreign Relations, ele explicou os problemas do país e listou cinco pontos positivos que podem resultar da atual crise:
1 – A crise econômica está forçando as estatais e o governo a apertar os cintos e a inovar. Isso pode levar ao fim do capitalismo de compadrio que gera corrupção.
2 – A desvalorização do real aumenta a competitividade da indústria do país no mercado global.
3 – A luta contra a corrupção tem sido lenta, mas traz efeitos revolucionários. A Operação Lava Jato está sendo eficiente em criar mecanismos para aumentar a transparência, além de gerar leis contra a corrupção.
4 – O desespero de Dilma pode levar à busca por políticas novas, repensando as leis trabalhistas e buscando formas de controlar a dívida pública.
5 – Nelson Barbosa assumiu a Fazenda com mais poder para poder lidar com os problemas fiscais do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.