Topo

Blog do Brasilianismo

Bloqueio ao WhatsApp no Brasil vira um dos temas mais populares do mundo

Daniel Buarque

17/12/2015 10h52

Página de tendências do Google mostra aumento no interesse por notícias sobre o WhatsApp nos EUA

Página de tendências do Google mostra aumento no interesse por notícias sobre o WhatsApp nos EUA

O bloqueio ao serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o Brasil por ordem da Justiça se tornou um dos temas mais comentados e procurados em todo o mundo nesta quinta-feira (17).

Destaque para o 3º lugar do WhatsApp brasileiro no Google Trends dos EUA

Destaque para o 3º lugar do WhatsApp brasileiro no Google Trends dos EUA

Segundo o Google Trends, que analisa as tendências da internet, na manhã de quinta-feira o assunto é o mais popular do Chile, o 3º mais lido nos Estados Unidos, o 4º mais buscado da Índia e o 5º lugar na lista da Inglaterra. O bloqueio ao aplicativo está entre os dez mais populares também na França (9º lugar) e na Argentina (10º).

O site de tendências do Google lista algumas das notícias mais populares no mundo sobre o tema. Dezenas de veículos de comunicação publicaram reportagens sobre o bloqueio, que tem sido tratado como "censura".

Após receberem ordem da Justiça, operadoras de telefonia fixa e móvel começaram, após as 23h30 da quarta-feira, a bloquear o WhatsApp. A ordem, da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, é que o serviço fique fora do ar em todo o país por 48 horas. Pouco depois do meio-dia, entretanto, o desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou o desbloqueio do WhatsApp em todo o Brasil, em caráter liminar.

Mais cedo, o fundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, e o cofundador e presidente-executivo do WhatsApp, criticaram a decisão da Justiça brasileira. Em mensagem publicada no Facebook, Koum diz que a decisão foi míope e isola o Brasil do mundo. Já Zuckeberg disse estar chocado com o que classificou de decisão extrema.

"Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online. Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz", disse Zuckerberg.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo