Topo

Blog do Brasilianismo

Estudantes de SP têm potencial de mudar a democracia do país, diz 'NYT'

Daniel Buarque

15/12/2015 18h05

Estudantes de SP têm potencial de mudar a democracia do país, diz editorial do 'New York Times'

Estudantes de SP têm potencial de mudar a democracia do país, diz editorial do 'New York Times'

Um editorial publicado pelo jornal norte-americano "The New York Times" defendeu que o movimento de estudantes paulistas que ocuparam as escolas em protesto contra o governo é mais importante para o país de que a crise econômica, o caos político e até as investigações de corrupção. Ao envolver os cidadãos mais jovens, o movimento "tem o potencial de formar a democracia futura do país", diz.

Em um texto assinado pelo pesquisador Pablo Ortellado, da USP, o jornal explica que o governo paulista impôs a reestruturação do sistema de ensino do estado sem discutir com professores, pais e alunos, e que isso gerou revolta dos mais de 300 mil afetados.

Além de defender a ação dos estudantes como uma importante luta política, o editorial ataca fortemente o establishment da política brasileira e a falta de interesse pelo debate público de temas de importância nacional.

No início dos protestos, explica o "NYT", os manifestantes foram ignorados, até que "uma meia dúzia de estudantes decidiram ocupar uma escola na região metropolitana de São Paulo. Em uma semana, quase cem escolas haviam sido ocupadas, e, uma semana depois, 200". Em vez de negociar, continua o editorial, o governo paulista tentou tirar os alunos das escolas à força.

"Infelizmente, este procedimento arrogante em relação às demandas da sociedade civil é característico de uma nova geração de funcionários públicos brasileiros", critica o jornal, que diz que os políticos mais experientes aprenderam com a redemocratização a ter uma postura mais política e democrática, mas a nova geração é mais técnica e menos politizada.

"Os líderes políticos de hoje surgiram não de movimentos sociais, mas de posições de poder estabelecidas (…) eles têm boa educação, mas estão fora da realidade e preferem usar soluções técnicas para problemas, sem ligar para o que pensam as pessoas afetadas por suas decisões", diz.

O importante do movimento dos estudantes, segundo o texto publicado no jornal americano, é que, pela segunda vez, uma demanda popular com protestos nas ruas conseguiu fazer com que o governo voltasse atrás de decisões unilaterais, como no aumento das passagens de ônibus e metrô em 2013. "Seus esforços estão dando frutos".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo