Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil afundou de forma previsível por causa de erros políticos, diz 'WSJ'

Daniel Buarque

15/12/2015 16h20

Crise brasileira era previsível e foi causada por erros políticos, diz 'WSJ'

Crise brasileira era previsível e foi causada por erros políticos, diz 'WSJ'

A dura recessão econômica por que o Brasil passa é fruto de uma política industrial equivocada, incapaz de produzir crescimento e prosperidade, segundo uma reportagem publicada no jornal norte-americano de economia "The Wall Street Journal".

Para a publicação de forte tendência liberal, defensora de uma economia sem intervenção estatal, a imprensa internacional erra ao dizer que a crise brasileira é responsabilidade da queda nos preços de petróleo e na demanda por commodities. Uma evidência do equívoco seria o fato de que outros países latino-americanos que também dependem de commodities, como Chile e Peru, sobreviveram à mudança no cenário internacional.

"As feridas do Brasil são auto-infligidas por uma política anti-crescimento iniciada em 2008. Os resultados eram previsíveis", defende.

De forma crítica, o jornal responsabiliza apenas o governo do PT sob Lula e Dilma pelos problemas atuais do país. Para o "WSJ", os gastos do governo para estimular a economia a partir de 2008 representaram uma quebra nas regras estabelecidas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e uma perda do controle do "mau comportamento" da economia. Assim, o país deixou de ganhar produtividade e acabou caminhando rumo ao abismo.

"A bolha de crédito estourou. Consumidores, empresários e o governo não vão voltar ao equilíbrio sem um ajuste doloroso", diz.

Apesar de ser uma das publicações de economia mais lidas e respeitadas do mundo, o "Wall Street Journal" fez um trabalho muito superficial nesta sua análise sobre a economia brasileira. Ao contrário do que o jornal diz, a imprensa internacional critica frequentemente a política econômica do governo, quase sempre com mais embasamento de que o "WSJ", e raramente culpando apenas a economia internacional pela crise. Mesmo que seja possível defender a tese apresentada pelo jornal, e que muitos digam coisas parecidas, o artigo sobre a crise brasileira se baseia apenas em uma entrevista com um pesquisador de um instituto que defende o livre mercado e é forte crítico da política econômica do governo – faltou apresentar maior embasamento e opiniões mais variadas sobre o tema, que é importante para o país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo