Deu no 'LA Times': Jean Wyllys é para-raios de ataques da direita do Brasil
Único congressista assumidamente homossexual e defensor de causas progressistas, Jean Wyllys se transformou em alvo de intensa hostilidade dos políticos de direita do país, chegando a ouvir ofensas homofóbicas e ameaças de morte. Segundo uma reportagem publicada no jornal americano "Los Angeles Times", Wyllys se tornou o para-raios para os ataques da direita brasileira.
O perfil político de Wyllys no jornal americano ignora sua participação no reality show Big Brother e explica que ele foi escolhido por três vezes o congressista mais popular do país por uma enquete independente sobre políticos brasileiros. Diz ainda que ele é um alvo constante de ataques de seus opositores, que chegaram a tentar retirar o mandato dele.
Entre os focos de debate estão a questão da sexualidade e a defesa que ele faz pela descriminalização da maconha, pela legalização do aborto e pela introdução de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, além da campanha pela tolerância religiosa e pelos direitos dos transexuais.
"Debates recentes no Congresso viram um nível crescente de confrontos, muitas vezes com argumentos baixos, insultos e gritos", diz o jornal.
Analistas ouvidos pelo "LA Times" mostram opiniões divergentes. Há quem veja em Wyllys um herói, e há quem o chame de autoritário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.