Topo

Blog do Brasilianismo

'Economist' elogia FHC e defende papel de pensador da oposição no Brasil

Daniel Buarque

09/11/2015 10h35

Deu na 'Economist': FHC vive o ressurgimento da sua reputação

Deu na 'Economist': FHC vive o ressurgimento da sua reputação

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu uma chuva de elogios pela sua carreira política em uma reportagem publicada na edição mais recente da coluna da revista "The Economist" sobre a América Latina.

Segundo a revista, ele é o líder extraoficial da oposição ao governo fraco e sem popularidade de Dilma, e vê sua reputação ganhar cada vez mais força em um momento de crise polícia no país. "Seu papel como pensador é mais importante de que nunca", diz.

A revista faz um apanhado da carreira política de FHC e o convida a analisar os problemas atuais pelos quais o país está passando. "Enquanto investigações em uma vasta teia de corrupção na Petrobras se aproxima de Lula, Cardoso desfruta do respeito de um estadista ancião", diz.

"E enquanto o Brasil se afunda no que ameaça ser sua pior recessão desde 1930, o histórico econômico do seu governo parece muito melhor", complementa.

Segundo a "Economist", FHC decidiu publicar o livro de memórias (que antes seriam divulgadas apenas após sua morte), para deixar claro o contraste entre a "limpeza" política do seu governo e a atual onda de escândalos.

Este blog Brasilianismo já tratou das abordagens da "Economist" em relação ao Brasil em outras ocasiões. A publicação é uma das mais influentes do mundo, e costuma servir de referência para discussões a respeito da economia internacional.

A cobertura da revista a respeito do Brasil tem a tendência histórica de alternar momentos de expectativa com críticas vorazes sempre que o modelo da política econômica do governo do país se aproxima ou se afasta dos seus ideais "pró-mercado", segundo a pesquisa de doutorado da socióloga Camila Maria Risso Sales.

No caso do presente elogio a FHC, fica evidente o alinhamento ideológico da revista com o do governo do tucano logo no início do texto publicado na edição mais recente da "Economist": "Como ministro da Fazenda do Brasil e depois como presidente entre 1995 e 2003, Fernando Henrique Cardoso controlou a inflação e modernizou a economia do país ao privatizar empresas estatais e abrir o país a investimentos e comércio estrangeiros", diz o primeiro parágrafo do texto – um elogio forjado no alinhamento ideológico com um país mais aberto ao mercado global.

A revista ressalta que FHC não defende o debate sobre impeachment de Dilma, mas que acredita que ela deveria renunciar ao cargo como um "ato de grandeza".

"Como presidente, Cardoso convenceu o Congresso a aprovar nada menos de que 35 emendas constitucionais, a maioria diminuindo o estado estabelecido em meados do século XX. Seu objetivo, como já escreveu muitas vezes, era permitir que o Brasil crescesse em uma era de Globalização, através da inovação, da tecnologia e da competitividade. Lula em princípio seguiu seus passos. Mas depois de 2007 o Brasil mudou o rumo a uma utopia regressiva do protecionismo de estado. E perdeu uma oportunidade que pode não voltar tão cedo", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo