Topo

Blog do Brasilianismo

Violência de 'piratas do asfalto' do Brasil mostra país na visão paraguaia

Daniel Buarque

29/10/2015 08h23

Jornal paraguaio destaca violência de 'piratas do asfalto' no Brasil

Jornal paraguaio destaca violência de 'piratas do asfalto' no Brasil

Dois ônibus do Paraguai foram assaltados enquanto passavam pelo Paraná em uma viagem entre São Paulo e Assunção. A notícia foi publicada pelo jornal paraguaio "La Nación", ressaltando informações sobre a violência no Brasil, e ajudando a entender a forma como o país é visto pelo vizinho – bem diferente da imagem que projeta para países ricos da Europa.

Os ônibus, segundo a publicação, foram abordados por "piratas do asfalto" em uma região que já é conhecida pelo alto risco de assalto. O próprio título da reportagem mostra o quanto é comum esta abordagem: "Assaltaram novamente ônibus paraguaios no Brasil". "Novamente", diz. Publicada em uma nota curta, a notícia dá feição à cobertura tradicional que jornais paraguaios fazem do Brasil.

Pela proximidade entre os países, pelo fluxo de viajantes na fronteira, e por uma relação de força diferente entre Brasil e Paraguai, os veículos de comunicação do vizinho costumam publicar muitas reportagens sobre casos assim. É interessante perceber como isso revela que os jornais paraguaios costumam fazer uma cobertura diferente dos fatos brasileiros.

Reportagens sobre política e economia também revelam isso. As notícias sobre a crise, por exemplo, costumam apontar os efeitos dos problemas do Brasil sobre a economia paraguaia. Em política, foi grande a cobertura que os jornais paraguaios fizeram da declaração da presidente Dilma Rousseff de que não sofreria um "golpe à paraguaia", há algumas semanas.

Não que casos de violência contra estrangeiros não apareçam em publicações do resto do mundo, mas a impressão é de que há menos a intenção de "revelar o país", explicar o que é o Brasil, aos leitores paraguaios, que se vê em publicações europeias e dos Estados Unidos. Aparece mais o objetivo de mostrar o mundo real, que muitos paraguaios já conhecem. São frequentes as notícias relacionadas a violência, a trânsito, a problemas em estradas, por exemplo.

Este noticiário mais próximo, mais "mundo real", acaba sendo menos aprofundado de que o que se vê em longas análises de publicações de escala global como o "New York Times" e o "Guardian", mas ajuda a revelar muito sobre a relação entre os dois países – tão próximos, mas às vezes tão distantes.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo