Universidade inglesa forma parceria para desenvolver pesquisas no Brasil
Um grupo de pesquisadores da universidade britânica King's College London fez uma viagem ao Pantanal brasileiro, no Mato Grosso do Sul, em agosto. O objetivo da viagem era firmar uma parceria entre o instituto voltado a estudos brasileiros da universidade e a Marinha do Brasil, a fim de desenvolver pesquisas em conjunto.
A viagem começou em Corumbá, a 400 quilômetros de Campo Grande. A partir da base em Ladário, cidade vizinha, o grupo de pesquisadores viajou por dezenas de horas pelo Rio Paraguai a bordo do navio Almirante Leverger até chegar em um dos principais palcos de batalha na Guerra do Paraguai, 150 anos antes, o Forte Coimbra.
A base militar, que fica a mais de 100 quilômetros de Coumbá, é um dos pontos mais extremos do Exército brasileiro no Pantanal, bem na área da fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Enquanto os visitantes conheciam o forte histórico e a pequena base militar no local, explosões de morteiro e rajadas de tiro de alto calibre cortavam o silêncio em um treinamento dos soldados que podia soar como um eco dos conflitos registrados ali no século XIX.
Durante dezenas de horas de viagem em uma paisagem impressionante, em silêncio total e sem qualquer contato com qualquer forma de civilização fora do navio (e sem acesso a internet e celular), a viagem serviu para debater diversos temas a respeito do Brasil contemporâneo.
O autor deste blog Brasilianismo participou do grupo que fez a viagem, e teve a oportunidade de fazer longas entrevistas com os pesquisadores. Além dele, estavam Vinicius Mariano de Carvalho, Anthony Pereira, Delilah Wright-Sutherland, Gustavo Gouveia, Melissa Sieradzki, Chris Kinsey e Mariana Campos, que produziu o vídeo no início deste post.
Os acadêmicos debateram temas ligados à segurança na fronteira brasileira, o trabalho social de militares brasileiros em regiões remotas, a hierarquia do Exército, o desenvolvimento de infraestrutura para o transporte de produtos brasileiros pelo rio Paraguai, a relação dos militares brasileiros com a política, os investimentos em segurança nacional, a importância do trabalho de pesquisadores estrangeiros que estudam o Brasil, questões ambientais e de sustentabilidade, consumo de carne e vegetarianismo, e vários outros assuntos.
A partir da viagem, foi possível entender questões relacionadas à grandiosidade do território brasileiro, e ver de perto a importância de desenvolver pesquisas em parcerias como esta da instituição britânica e a Marinha. As pesquisas em conjunto têm potencial de trazer ótimos avanços para os estudos brasileiros no exterior e para os próprios brasileiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.