Em nova edição, livro analisa ascensão e queda da imagem do Brasil no mundo
A imagem internacional do Brasil mudou de forma surpreendentemente rápida e radical ao longo da última década. Em 2010, a palavra "euforia" era a que melhor representava a forma como o mundo via o país em seu momento "bola da vez". Hoje, tudo mudou, e a desconfiança tomou conta das interpretações estrangeiras sobre o país. Depois da euforia, veio a depressão.
Uma nova edição do livro "Brazil, um País do Presente – A Imagem Internacional do 'País do Futuro'", escrito pelo autor deste blog, acaba de ser lançada, em formato digital. Esta nova edição aborda esta mudança na imagem do país no resto do mundo.
Além do trabalho original, falando sobre o momento de euforia registrado na virada da década, ela traz quatro novos textos textos que abordam a forma como o Brasil é visto no resto do mundo de forma mais atual e aprofundada.
A edição atualizada está à venda em lojas digitais, como a Amazon (clique aqui para ir à loja).
O texto original de "Brazil, um País do Presente" foi escrito entre 2010 e 2011, após extensa pesquisa jornalística em fontes documentais e mais de cem entrevistas realizadas ao longo de mais de dois anos. Lançado no início de 2013, ele reflete bem a imagem internacional do Brasil na virada da primeira década do século XXI, traça de forma superficial as origens e a evolução da impressão internacional a respeito do país e deixa espaço para um debate que iria além daquele momento.
Era de se esperar que a imagem do Brasil passasse por mudanças com o tempo. O tamanho das mudanças em curto prazo, entretanto, foi surpreendente. Por isso esta nova edição, lançada apenas dois anos depois da primeira, traz um posfácio em que me debruço sobre o desânimo internacional que sucedeu a "euforia" diagnosticada em 2010. Traça a perspectiva criada pela eleição presidencial de 2014, analisa as causas das mudanças e explico que já existia uma tradição histórica de a imagem do Brasil oscilar do extremo otimismo ao pessimismo exagerado.
Além da evolução constante do tema da imagem internacional do país, o trabalho original publicado neste livro também não tinha a pretensão de ser uma análise acadêmica ou um debate teórico profundo. Em setembro de 2013, entretanto, iniciei uma pesquisa de mestrado no Brazil Institute, departamento voltado ao Brasil no King's College London, mais uma vez interessado na imagem internacional do país.
O trabalho de conclusão do mestrado foi um estudo sobre a imagem do Brasil projetada na imprensa internacional durante as duas Copas do Mundo que o país sediou, em 1950 e 2014. Fiz um levantamento de todas as menções ao Brasil em cinco grandes publicações internacionais ("The New York Times", dos EUA; "The Guardian" e "The Economist" do Reino Unido; "Le Monde", da França; e "ABC", da Espanha) no período das duas Copas e analisei o conteúdo e o discurso relacionados ao país a partir de teorias de nation branding, diplomacia pública e soft power.
O objetivo era mostrar qual era a imagem internacional do país em 1950 e em 2014 e entender as mudanças na imagem do Brasil entre as duas datas. A dissertação, com título "One Country, Two Cups" mostrava que os clichês e estereótipos que achamos que sempre fizeram parte da imagem internacional do Brasil são bem recentes, e não existiam na imprensa internacional seis décadas atrás. A pesquisa foi aprovada com "Distinction", maior reconhecimento de qualidade do trabalho realizado.
Esta nova edição de "Brazil, Um País do Presente" traz um capítulo novo, no final do livro, baseado nessa dissertação. Ali, apresento as principais descobertas da minha pesquisa acadêmica e introduzo uma discussão bem atual a respeito de como a imagem do Brasil é refletida durante megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. É uma abordagem um pouco mais acadêmica do tema de que trata o livro.
Além do novo capítulo e do posfácio, esta nova edição traz ainda um novo prefácio, escrito pelo meu professor e orientador acadêmico, o diretor do Brazil Institute do King's College London e presidente da Brazilian Studies Association (Brasa), Anthony Pereira.
Entender a imagem internacional do Brasil continua sendo um tema relevante e atual, e é importante incentivar um debate contínuo a respeito de como essa imagem é refletida e absorvida pelo resto do mundo.
O objetivo desta nova edição é manter o trabalho atualizado e conectado com a forma como o país é visto no resto do mundo.
A nova edição está à venda em lojas digitais, como a Amazon.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.