Topo

Blog do Brasilianismo

Morte no Rio após erro do Waze cria apreensão internacional por Olimpíada

Daniel Buarque

06/10/2015 09h58

Reportagem da CNN ressalta a apreensão internacional pela violência no Rio

Reportagem da CNN ressalta a apreensão internacional pela violência no Rio

A morte de uma mulher que entrou em uma favela de Niterói (RJ) após seguir informações erradas do aplicativo de navegação Waze se tornou notícia internacional nesta semana. O caso criou uma grande apreensão na imprensa do resto do mundo por conta da violência no Rio de Janeiro às vésperas da realização da Olimpíada na cidade.

Jornal francês destaca a morte em favela do Rio após erro do aplicativo Waze

Jornal francês destaca a morte em favela do Rio após erro do aplicativo Waze

"O incidente criou preocupação a respeito da segurança em favelas e regiões vizinhas antes da Olimpíada do próximo ano no Rio, e também pelo uso de aplicativos que usam GPS em um Estado em que bairros controlados por quadrilhas ficam vizinhos de áreas turísticas", diz um texto publicado pela rede de TV norte-americana CNN.

O jornal "Washington Post" publicou uma reportagem da agência de notícias Associated Press ressaltando que este não foi um caso isolado e que uma atriz passou por situação semelhante em agosto. "56 mil pessoas são assassinadas no Brasil todos os anos", destaca. O jornal indica ainda que além da violência do crime organizado, a polícia brasileira também tem uma reputação de alta letalidade.

Temas relacionados a violência no Brasil têm sido constantes na imprensa internacional, disputando espaço com notícias relacionadas à crise econômica e política no país. Por conta da realização de eventos globais como os Jogos Olímpicos, tem sido frequente o debate a respeito de segurança no país que deve receber milhares de turistas estrangeiros em 2016, especialmente no Rio de Janeiro.

O francês "Le Point" também deu atenção à notícia. "Não é a primeira vez que as pessoas caem na 'armadilha Waze"', diz. O portal argentino "InfoBae" explicou que favelas como a do caso atual são lugares muito perigosos. Ele diz que cerca de vinte homens participaram do tiroteio contra o carro da vítima. A agência italiana Ansa também publicou reportagem sobre o caso.

A empresária Regina Múrmura, 70, morreu ao ser baleada na noite de sábado (3), na favela do Caramujo, em Niterói, região metropolitana do Rio. O casal Regina e Francisco, 69, seguiam para uma festa no município vizinho, mas erraram o caminho. Eles se guiavam por informações do aplicativo Waze e acabaram entrando numa comunidade, onde foram recebidos a tiros por um grupo armado com fuzis.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo