Topo

Blog do Brasilianismo

'Wall Street Journal': Em outro país, Haddad seria chamado de 'visionário'

Daniel Buarque

23/09/2015 18h09

'Wall Street Journal' diz que administração de Haddad é viosionária

'Wall Street Journal' diz que administração de Haddad é viosionária

A controversa e pouco popular administração de Fernando Haddad (PT) na prefeitura de São Paulo recebeu amplos elogios na imprensa internacional nesta semana. Uma reportagem publicada no "Wall Street Journal" falou sobre a polarização em torno das medidas tomadas por ele para mudar o trânsito em São Paulo. Segundo a publicação voltada especialmente para economia, que não pode ser chamada de simpática a governos de esquerda, "se Haddad administrasse São Francisco, Berlim ou qualquer outra cidade que olhe para a frente, ele seria chamado de visionário urbano".

"Seu mais visível esforço progressista foi a tentativa de converter a cidade sufocada pelo trânsito em um local que defende bicicletas e ônibus e onde carros privados são tratados como uma peste", diz a publicação.

Segundo o "WSJ", as medidas contra carros ganharam fortes críticas na cidade. "As medidas irritaram motoristas que veem o prefeito como um 'quase-socialista' que está fora de compasso com a cidade centrada em automóveis … Essas iniciativas levaram alguns dos críticos de Haddad a caracterizar sua administração como 'demagoga' e 'irresponsável"'

Ainda assim, o "Journal" diz que as medidas são progressistas e receberam elogios internacionais. "Por mais que sejam controversas em seu próprio quintal, as iniciativas de Haddad são admiradas no exterior por alguns dos especialistas em transportes que tiveram que lidar com problemas parecidos de trânsito", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo