Crise no Brasil tem um lado positivo, diz editorial do 'New York Times'
Um editorial publicado pelo jornal norte-americano "The New York Times" defendeu que apesar da grave crise pela qual o Brasil está passando em sua política e economia, o país encontrará um lado positivo para seus problemas.
"Em meio às dores pelas quais os brasileiros estão passando neste momento, sua democracia e suas instituições jurídicas estão funcionando", diz o texto assinado pelo colunista Joe Nocera, especialista em economia.
Nocera se admite um apaixonado pelo Brasil, e diz torcer pelo sucesso do país. Além disso, ele ressalta que a crise atual é séria, vem de erros cometidos pelo governo e terá efeitos problemáticos sobre a economia. Ainda assim, ressalta que nem tudo está perdido.
"É o começo de um novo Brasil", diz, citando o diretor do centro de Estudos Latino-Americanos da univerdidade Johns Hopkins, Riordan Roett. Segundo ele, há um forte sentimento de combate à corrupção aliado a fortes bases democráticas, que podem trazer um futuro positivo para o país.
Roett é um dos mais importantes estudiosos estrangeiros sobre o Brasil. Ele costuma defender uma análise da realidade brasileira em um prazo mais longo de que as crises imediatas, e disse em entrevista recente a este blog Brasilianismo que mesmo que tudo pareça muito ruim, o país já demonstrou historicamente que é um paciente resistente, que aguenta forte as aflições da sua política. "O momento atual é de descer ladeira abaixo, mas eu conheço o Brasil há muitas décadas, e o país sempre se levanta depois de crises assim. O Brasil sempre sobrevive", disse, em maio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.