Topo

Blog do Brasilianismo

Déficit no orçamento expõe 'crise total' do Brasil na mídia internacional

Daniel Buarque

02/09/2015 07h29

jornal 'Clarín' indica que Brasil enfrenta crise total

jornal 'Clarín' indica que Brasil enfrenta crise total

"Era o que faltava", destacou o jornal argentino "Clarín" em seu título sobre o orçamento de 2016, apresentado nesta semana pelo governo de Dilma Roussseff já apresentando déficit das contas públicas. A partir de agora, a já combalida imagem da economia brasileira é de "crise total".

A cada semana, as notícias (negativas) de economia têm se consolidado como tema central na cobertura da imprensa internacional a respeito do Brasil. Aperto fiscal, cortes, redução de consumo e clima de crise generalizado estão ganhando a atenção do resto do mundo.

"Segundo alguns analistas, com esta decisão, o governo estaria tentando dividir com o Congresso, cada vez mais hostil, o custo político do ajuste. Mesmo assim, o orçamento no vermelho ameaça a qualificação do grau de investimento do Brasil", diz o Clarín.

Reportagem da Bloomberg sobre fim da ostentação brasileira

Reportagem da Bloomberg sobre fim da ostentação brasileira

Em um tom semelhante, a rede americana de economia "Bloomberg" publicou uma reportagem em que diz que "a era épica da ostentação do Brasil acabou".

"Já se forma os dias em que os brasileiros invadiam Miami para gastar milhões em carros e luxo. Uma era de austeridade chegou à maior economia da América Latina, enquanto o país desenha um caminho de aperto fiscal", diz.

Segundo a Bloomberg, o país enfrenta aumento do desemprego e diminuição da renda, o que afeta o consumo dos brasileiros, que vinha em tendência de alta.

'Wall Street Journal' aponta risco de perda de autoridade do Banco Central

'Wall Street Journal' aponta risco de perda de autoridade do Banco Central

No jornal de economia "Wall Street Journal", o destaque é para a possível mudança do status do Banco Central, que poderia perder status de ministério enquanto o governo promete cortar o número de pastas.

"A perspectiva de demoção do líder do Banco Central aumentou as preocupações sobre a perda de liberdade. O cargo de ministro deu ao Banco Central uma voz forte no governo, assim como uma plataforma para rejeitar possíveis tentativas de o governo se meter na política monetária", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo