'Haaretz': Por medo da violência, judeus brasileiros trocam país por Israel
Uma média de 200 a 250 judeus brasileiros se mudam para Israel a cada ano. Neste ano, entretanto, o número deve chegar a 500, segundo uma reportagem do jornal israelense "Haaretz". E o motivo para a "alta histórica" no número de brasileiros que trocam o país por Israel é especialmente a violência e a criminalidade nas cidades brasileiras.
"Enquanto o antissemitismo tem sido um motivo importante para o aumento da imigração de judeus da França recentemente, este não é o caso do Brasil, onde judeus raramente se sentiram perseguidos. Eles se sentem ameaçados, entretanto, pelo aumento da criminalidade, que pode afetar desproporcionalmente os judeus por causa da sua relativa visibilidade entre as classes altas do Brasil", diz o jornal.
A reportagem reitera a violência como um dos mais fortes estereótipos relacionados ao Brasil no noticiário internacional no últimos meses. Reportagens sobre crimes, mortes, alto número de homicídios e medo em grandes cidades brasileiras têm tido destaque em todo o mundo. É verdade que além da preocupação com a segurança, muitos brasileiros que se mudam para Israel alegam que problemas da economia local e o alto custo de vida também ajudaram a motivar a migração – o que talvez seja uma explicação mais lógica para o aumento recente. Mas a questão da violência tem uma visibilidade muito maior, e chama mais a atenção de estrangeiros que observam a tendência.
Segundo o "Haaretz" o número de brasileiros vivendo em Israel ainda é relativamente pequeno, em torno de 12 mil pessoas. Mas o aumento no percentual de imigrantes nos últimos meses faz notar uma tendência relevante.
O jornal cita o diretor de um centro de apoio a imigrantes brasileiros em Israel, que tenta explicar o aumento no êxodo de judeus brasileiros. Enquanto no passado os brasileiros achavam que estavam sacrificando sua qualidade de vida para ir morar em Israel, as coisas mudaram nas últimas décadas. "Israel se modernizou muito, enquanto o Brasil regrediu", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.