Topo

Blog do Brasilianismo

Violência em Manaus é notícia mundial; 'Guardian' indica culpa da polícia

Daniel Buarque

23/07/2015 10h21

Deu no 'Guardian': Policiais podem estar envolvidos em onda de violência em Manaus

Deu no 'Guardian': Policiais podem estar envolvidos em onda de violência em Manaus

O assassinato de mais de 30 pessoas no último fim de semana em Manaus foi uma das notícias a dar mais destaque ao Brasil na imprensa internacional na última semana.

Relatos sobre violência e criminalidade, já foi dito aqui neste blog Brasilianismo, são alguns dos que mais reforçam um estereótipo de violência ligado ao país. Casos assim reforçam a imagem de que o país é tomado por caos e violência indiscriminados – o que até tem relação com casos reais, mas acaba exagerado na representação mundial.

O jornal britânico "The Guardian" foi o primeiro a ir além da simples notícia e a publicar uma análise mais profunda do caso, apontando que esquadrões da morte formados por policiais podem ser responsáveis pela onda de violência.

"Enquanto as autoridades tomaram as ruas com policiais tentando passar segurança para uma população nervosa, oficiais da cidade foram forçados a admitir que a própria polícia pode ter sido responsável pelo maior número de homicídios na memória recente", diz.

O jornal até menciona que há ainda a hipótese de que os crimes foram cometidos por causa da morte de um líder de quadrilha na prisão. Mas o destaque maior é dado à possível ação de policiais. "Apesar de o Brasil ter uma população um terço menor de que a dos EUA, registra cinco vezes mais mortes por policiais", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo