Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil é apenas o 23º país com mais 'poder suave' do mundo, diz estudo

Daniel Buarque

17/07/2015 17h53

Estudo revela os 30 países com mais 'soft power' no mundo

Estudo revela os 30 países com mais 'soft power' no mundo

O Brasil aparece em 23º lugar no ranking de países com mais "poder suave" do mundo, de acordo com um estudo divulgado nesta semana na Inglaterra. Segundo a pesquisa sobre as maiores potências de "soft power" do planeta, o Brasil alcançou 46,63 pontos em uma avaliação da capacidade de alcançar objetivos em relações internacionais de forma pacífica e com base no convencimento de outros países.

Ranking revela os 30 países com mais 'soft power' no mundo

Ranking revela os 30 países com mais 'soft power' no mundo

O país é descrito no relatório da pesquisa, como uma "potência emergente que vai ser particularmente interessante de acompanhar no futuro".

"O maior país da América do Sul tem muito a seu favor, e os maiores recursos de 'soft power' da região. De fato, o Brasil é o melhor dos BRIC no índice. O Brasil recentemente sediou o mundo durante a Copa do Mundo de 2014, e vai fazê-lo novamente na Olimpíada de 2016, no Rio. Mas o Brasil também enfrenta a corrupção – ilustrada pelo contínuo escândalo da Petrobras – bem como questões relacionadas a desigualdade", diz o trabalho.

O resultado é positivo, considerando que o Brasil é um dos mais países mais bem colocados entre as nações em desenvolvimento, e aparece à frente de qualquer outro da América do Sul ou dos BRIC. Além disso, o país tem uma posição parecida com o 20º lugar em que costuma aparecer em outro ranking, o Anholt-GFK Nation Brands Index, que avalia o quanto a "marca Brasil" é valorizada em outros países, e que também tem forte relação com "soft power" – como um todo, os dois índices são bem parecidos.

Ainda assim, o resultado pode ser visto como frustrante. Isso porque o "soft power" tem sido uma das grandes apostas da diplomacia nacional. O Brasil aparece atrás de Portugal, Áustria e Finlândia, por exemplo, países que apesar do posicionamento estratégico vantajoso, aparentam se esforçar menos de que o Brasil para ser o "boa praça" das relações internacionais.

Uma vez que o Brasil não dispõe de um poderio militar que o coloque como uma das grandes potências do mundo, o Ministério das Relações Exteriores tem apostado nessa tradição pacífica de engajamento com a comunidade internacional, e muitos analistas chegam a pensar no Brasil como uma grande "potência" em termos de "soft power", o que permitiria que se imaginasse que o país teria um posicionamento melhor de que o revelado por este índice.

A lista reúne os 30 países com mais "poder suave" no mundo e é dominada por países ricos e desenvolvidos. O primeiro lugar do ranking é o Reino Unido (com 75,61 pontos), seguido pela Alemanha (73,89) e pelos Estados Unidos (73,68). O ranking foi desenvolvido pela empresa de consultoria estratégica e de pesquisas de "place branding" Portland em parceria com o Facebook e a empresa de pesquisas ComRes.

O termo "soft power" foi criado pelo cientista político norte-americano Joseph Nye na década de 1980. Ele faz referência a uma nova modalidade de influência em relações internacionais, mais relacionada à capacidade de convencimento por argumentos de que pela força. Por esta teoria, não basta a um país ter poder militar e bélico para ser uma potência internacional, mas é preciso cativar "corações e mentes" e convencer outros países a agirem em parceria de forma pacífica.

"A capacidade de um país de se engajar com audiências globais e atrai-las nunca foi tão importante para a prosperidade, a segurança e a influência internacional", diz o estudo com o ranking publicado nesta semana.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo