Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'France Info': Brasil é o novo 'eldorado' para refugiados do mundo

Daniel Buarque

15/07/2015 10h08

Rádio francesa chama Brasil de 'eldorado' para refugiados

Rádio francesa chama Brasil de 'eldorado' para refugiados

Sob efeitos da boa fase vivida pela economia brasileira na última década, o Brasil se transformou no 'eldorado' para refugiados de todo o mundo, segundo uma reportagem divulgada na rádio pública francesa 'France Info'.

"O gigante sul-americano viu chegarem milhares de refugiados nos últimos anos. Em cinco anos, os pedidos de asilo se multiplicaram por… 20! Existem mais de 7 mil atualmente, vindos de cerca de 80 países", diz a reportagem.

Se a economia crescente de alguns anos atrás serviu para atrair os refugiados ao Brasil, a atual crise cria problemas para o país e sua relação com estes imigrantes, diz a rádio.

"Este fluxo massivo não deixa de criar problemas hoje. Os migrantes às vezes são vítimas de escravidão moderna, e, como a economia brasileira não está mais tão bem e o desemprego chega a 8%, a xenofobia começa a aparecer em um país que a conhece há pouco tempo", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo