Topo

Blog do Brasilianismo

'Tradição' no país, linchamentos reforçam imagem de violência no Brasil

Daniel Buarque

14/07/2015 10h44

Reportagem diz que linchamentos são 'tradição' no Brasil

Reportagem diz que linchamentos são 'tradição' no Brasil

O Brasil tem construído sua má-fama internacional por conta da violência. Além de ser um tema constante de debates e um sério problema político e social no ambiente doméstico, esta já é também uma das questões que mais geram preocupação entre estrangeiros que pensam em viajar ao país.

Reportagem sobre linchamento na rede americana NBC

Reportagem sobre linchamento na rede americana NBC

Isso acontece por causa de notícias cotidianas sobre casos absurdos de violência registrados pela mídia local e por correspondentes internacionais. Há poucas semanas, por exemplo, a imprensa estrangeira noticiou um relatório que colocava o Brasil no topo do ranking de assassinatos no mundo. A banalização da criminalidade e da violência por aqui chegam a outros países e fazem com que seja criada no imaginário global uma associação imediata entre o Brasil e a falta de segurança.

A situação fica ainda pior mais recentemente por conta de relatos de linchamentos. Este comportamento bárbaro fez com que brasileiros questionassem a ideia de civilização no país, e agora já é tratado pela mídia internacional como uma "tradição" brasileira.

"Brasileiros são acostumados com a violência extrema, com confrontos diários entre a polícia fortemente armada e traficantes no Rio e em outras cidades. Linchamentos também são um tipo de tradição em um imenso país de 200 milhões de habitantes onde a polícia está longe de ser confiável", diz uma reportagem recente da agência de notícias France Presse, divulgada em vários veículos estrangeiros, como o "Global Post". Segundo a reportagem, os casos mais recentes levaram a uma discussão sobre a banalidade da violência no Brasil às vésperas dos Jogos Olímpicos.

Crimes absurdos, desconfiança da polícia, falta de segurança e a banalização da barbárie dos linchamentos ameaçam fazer com que o Brasil sofra com uma mancha em sua imagem de forma semelhante ao que acontece com a Índia, que tem uma grande mancha em sua imagem internacional. Desde que notícias sobre estupros coletivos se espalharam pelo mundo, o país ficou associado a este tipo absurdo de violência contra mulheres, o que criou uma imagem muito negativa de violência e insegurança. Isso aconteceu independentemente do fato de a Índia ter índices de registros de estupros menor de que países desenvolvidos.

Esta imagem internacional afasta turistas e acaba danificando a capacidade de um país fortalecer sua presença internacional, o que tem impactos até mesmo em diplomacia e nas relações econômicas dele com o resto do mundo. Acontece com a Índia, e pode acontecer com o Brasil.

Talvez seja exagero falar que o Brasil já sofra tanto por conta dessa má-fama, e é possível até mesmo reclamar do que o centro internacional de estudos de jornalismo Knight chamou de "sensacionalismo sobre a violência" pela mídia, que exagera alguns traços do retrato do país. Ainda assim, as notícias de barbaridades como linchamentos no Brasil (assim como as sobre estupros coletivos na Índia) são retratos de fatos reais. Se a reputação desses países sofre, é porque o problema existe, e precisa ser solucionado.

A melhor forma de evitar o fortalecimento desta mancha na forma como o imaginário global vê o Brasil é trabalhar por uma sociedade mais civilizada, com menos violência, e que rejeite de forma contundente a barbárie de linchamentos. Se deixarmos de ver notícias assim se tornarem parte do cotidiano, ela deixará naturalmente de ser vista como uma "tradição" no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo