Topo

Blog do Brasilianismo

Revista de diplomacia dos EUA diz que Brasil precisa ser levado a sério

Daniel Buarque

30/06/2015 07h24

Artigo da 'National Interest' defende que Brasil precisa ser levado a sério pelos EUA

Artigo da 'National Interest' defende que Brasil precisa ser levado a sério pelos EUA

Com a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, o Brasil entrou na pauta dos principais veículos de comunicação norte-americanos. Uma das abordagens mais interessantes sobre o país foi publicada na revista de relações internacionais "The National Intrest". Segundo a publicação, os Estados Unidos precisam levar o Brasil a sério.

"Os Estados Unidos precisam ir além da vaga noção de parceria e de ideias românticas de interesses comuns que tradicionalmente enquadraram seu pensamento", diz o texto assinado por Eric Farnsworth, ex-conselheiro do governo americano para a região.

Em um longo artigo, a "National Interest" se afasta do noticiário imediato e do pessimismo de mercado em relação à economia brasileira.

Com uma perspectiva de mais longo prazo, a revista trata do posicionamento histórico do Brasil em relação aos Estados Unidos e à diplomacia e explica que desde a independência, em 1822, o Brasil sempre se considerou no direito de fazer parte da liderança global, e sempre se sentiu frustrado ao não ter sua importância reconhecida.

"A ascensão do Brasil é significativa e positiva", diz. "Chegou a hora de deixar de lado o romantismo em nome da realidade para buscar uma relação saudável e bem-sucedida com o Brasil."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo