Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Valor': País deveria priorizar combate a desemprego, não a inflação

Daniel Buarque

24/06/2015 09h35

Entrevista do pesquisador Mark Reiff ao 'Valor Econômico

Entrevista do pesquisador Mark Reiff ao 'Valor Econômico"

Em entrevista concedida ao jornal "Valor Econômico", o pesquisador americano Mark Reiff, professor na universidade de Manchester, na Inglaterra, defendeu que o Brasil está errado ao seguir a cartilha de combate a inflação aceitando aumento do desemprego na tentativa de combater a atual crise econômica no país. Em sua avaliação, o lugar-comum dos economistas está errado, e o desemprego é um mal pior para a sociedade de que a inflação.

Reiff é autor do livro "Sobre o Desemprego" (em tradução livre), que vai ser lançado em outubro nos Estados Unidos pela editora Palgrave. Apesar de sua área de pesquisa ser global, Reiff falou ao Valor sobre o caso do Brasil atualmente. Para ele, o governo comete um erro moral ao aceitar o desemprego como parte natural dos ajustes.

"A inflação é um problema que atinge a toda a sociedade igualmente. O desemprego afeta especialmente os mais pobres, então seria mais justo ceder um pouco na inflação de que permitir o aumento do desemprego", diz. O pesquisador, que é formado em direito e tem PhD por Cambridge, admite que suas ideias são controversas, e que se distanciam do posicionamento mais tradicional dos economistas dos EUA e da Inglaterra. Segundo ele, entretanto, questionar as ideias mais vigentes no pensamento econômico é importante para buscar novos caminhos para a sociedade.

Leia a entrevista completa no "Valor"

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo