Topo

Blog do Brasilianismo

Diplomacia do álcool: 'Fusion' diz que Dilma quer promover cachaça no mundo

Daniel Buarque

23/06/2015 08h04

Reportagem da 'Fusion' sobre promoção da cachaça brasileira

Reportagem da 'Fusion' sobre promoção da cachaça brasileira

O título da reportagem publicada nesta semana pela revista digital 'Fusion' é um tanto exagerado: "Presidente do Brasil quer que você beba mais álcool". O texto, entretanto, tem uma abordagem interessante sobre como a atual crise econômica afeta a produção da bebida nacional brasileira, e como o governo está trabalhando para promover a cachaça no mundo.

"A presidente está dando uma mão para ajudar as exportações de cachaça", diz a reportagem. "No mês passado, a presidente negociou com seu colega mexicano a proibição da venda de toda cachaça que não fosse produzida no Brasil."

Reconhecida internamente como bebida nacional, a cachaça é um importante símbolo internacional do Brasil, assim como a caipirinha. Nada mais clichê de que se apresentar no exterior como brasileiro e ouvir estrangeiros tentando pronunciar "cay-pe- ri-na".

A bebida destilada é um daqueles produtos que estão imediatamente associados ao país, assim como acontece com a tequila do México, a vodka da Rússia, o uísque da Escócia, o vinho da França, a cerveja da Alemanha. E a diplomacia da bebida funciona de forma bem eficiente na promoção mundial desses países, então nada mais natural de que o governo se envolver na promoção internacional do seu produto, buscando divulgar suas qualidades e diferenciais.

A reportagem da 'Fusion' fala sobre o impacto da crise na produção e distribuição da bebida no Brasil, e aponta que há espaço para crescimento dela no mundo. O texto força um pouco a barra ao falar na promoção da bebida como uma busca por mais pessoas que bebam álcool, e chega a dar um tom levemente crítico ao fato de que crianças visitam a fábrica de cachaça para conhecer a produção da bebida nacional, além de exagerar ainda ao alegar que mutos brasileiros "estão começando" a preparar caipirinha com vodka, em vez de cachaça. Ainda assim, é uma abordagem interessante que mescla a atual situação da economia do país com a promoção internacional de um dos seus principais símbolos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo