Diplomacia do álcool: 'Fusion' diz que Dilma quer promover cachaça no mundo
O título da reportagem publicada nesta semana pela revista digital 'Fusion' é um tanto exagerado: "Presidente do Brasil quer que você beba mais álcool". O texto, entretanto, tem uma abordagem interessante sobre como a atual crise econômica afeta a produção da bebida nacional brasileira, e como o governo está trabalhando para promover a cachaça no mundo.
"A presidente está dando uma mão para ajudar as exportações de cachaça", diz a reportagem. "No mês passado, a presidente negociou com seu colega mexicano a proibição da venda de toda cachaça que não fosse produzida no Brasil."
Reconhecida internamente como bebida nacional, a cachaça é um importante símbolo internacional do Brasil, assim como a caipirinha. Nada mais clichê de que se apresentar no exterior como brasileiro e ouvir estrangeiros tentando pronunciar "cay-pe- ri-na".
A bebida destilada é um daqueles produtos que estão imediatamente associados ao país, assim como acontece com a tequila do México, a vodka da Rússia, o uísque da Escócia, o vinho da França, a cerveja da Alemanha. E a diplomacia da bebida funciona de forma bem eficiente na promoção mundial desses países, então nada mais natural de que o governo se envolver na promoção internacional do seu produto, buscando divulgar suas qualidades e diferenciais.
A reportagem da 'Fusion' fala sobre o impacto da crise na produção e distribuição da bebida no Brasil, e aponta que há espaço para crescimento dela no mundo. O texto força um pouco a barra ao falar na promoção da bebida como uma busca por mais pessoas que bebam álcool, e chega a dar um tom levemente crítico ao fato de que crianças visitam a fábrica de cachaça para conhecer a produção da bebida nacional, além de exagerar ainda ao alegar que mutos brasileiros "estão começando" a preparar caipirinha com vodka, em vez de cachaça. Ainda assim, é uma abordagem interessante que mescla a atual situação da economia do país com a promoção internacional de um dos seus principais símbolos.
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