Topo

Blog do Brasilianismo

Imprensa da Venezuela trata visita de brasileiros como 'crônica do absurdo'

Daniel Buarque

19/06/2015 10h16

Capa do jornal venezuelano 'El Nacional', com destaque para a visita dos senadores brasileiros

Capa do jornal venezuelano 'El Nacional', com destaque para a visita dos senadores brasileiros

A visita frustrada de um grupo de oito senadores brasileiros a Caracas, para se reunir com opositores do governo de Nicolás Maduro, foi chamada de "crônica do absurdo" pelo jornal venezuelano "El Nacional". A publicação criticou a manutenção de túneis, que causou trânsito no transporte dos senadores do aeroporto à capital, e a ação hostil de "simpatizantes do governo".

Uma outra crítica mais séria ao caso foi publicada de forma indireta no jornal "El Universal". O periódico publicou uma entrevista com a mulher do prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma, Mitzy Capriles Ledezma, que chamou o caso de insólito e disse que "os senadores viveram a violência que nós sofremos diariamente".

Apesar do tom crítico das duas publicações, a imprensa venezuelana parece ter dado muito menos atenção à viagem dos senadores brasileiros a Caracas de que a mídia brasileira.

Até a manhã desta sexta-feira (19), apenas o "El Nacional", entre as principais publicações do país, tinha algum posicionamento claro sobre o ocorrido, com destaque para o caso na capa do jornal. Os outros veículos de imprensa, incluindo jornais críticos ao governo, se limitaram a relatar o ocorrido e mencionar que o Itamaraty publicou uma nota alegando que vai pedir explicações ao governo da Venezuela.

O cerco do governo do país à imprensa é um problema antigo, e parte do que gera críticas à falta de democracia. Mesmo sem haver uma censura oficial do Estado, a mídia local sofre com pressões políticas e econômicas quando fazem oposição, o que ocorre desde a época em que Hugo Chávez era presidente. No caso da atual cobertura atual, o tom percebido soa mais próximo do desinteresse pelo caso. Não foram publicados na grande imprensa local relatos de repórteres que tivessem acompanhado a comitiva dos senadores e pudessem explicar o que realmente aconteceu. Todo o relato foi construído com base no relato dos políticos que estavam presentes no momento das hostilidades.

Baseado apenas nos relatos da visita na imprensa mundial, é difícil ter uma noção exata do tamanho da repercussão que vai ter a visita frustrada dos brasileiros para a diplomacia regional. Em todos os casos, parece haver falta de profundidade analítica ou de distanciamento ideológico para entender o que de fato aconteceu e quais devem ser as consequências.

O relato do caso no resto da imprensa internacional também foi burocrático. Agências de notícias se limitaram a publicar as informações básicas e a citar declarações dos políticos do Brasil e da oposição venezuelana, além de mencionar outros casos de visitas frustradas de líderes estrangeiros à oposição do país.

Segundo reportagem da "Folha", o vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, enviou à mulher de um líder da oposição do país mensagens de texto debochadas sobre a visita dos brasileiros. "Se os senadores estão aqui, é porque não têm muito trabalho por lá", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo