Topo

Blog do Brasilianismo

Estudo mostra que imagem do Brasil no mundo tem se tornado mais negativa

Daniel Buarque

10/06/2015 10h30

Análises do índice I See Brazil mostra uma clara piora da imagem do país no resto do mundo desde o início de 2014.

Análises do índice I See Brazil mostra uma clara piora da imagem do país no resto do mundo desde o início de 2014.

O noticiário internacional a respeito do Brasil assumiu um tom bem negativo desde o início do ano passado. O que se percebe diariamente na leitura das reportagens que citam o país é comprovado pelo levantamento de uma agência de comunicação que faz uma contabilização bem completa das menções ao Brasil no exterior e avalia o tom geral dessa cobertura.

Segundo o índice I See Brazil, da Imagem Corporativa, a imagem do Brasil nos veículos de comunicação internacionais atingiu no início deste ano seu ponto mais baixo em anos.

O boletim dá uma nota à percepção internacional do Brasil após ponderar as avaliações da imprensa e dos especialistas internacionais. A evolução dessas notas mostram uma clara tendência pessimista, com notícias cada vez mais negativas a respeito do país desde o começo de 2014.

No início deste ano, a nota foi 1,483 em uma escala de 0 a 10. No final de 2014, a nota havia sido bem maior, 3,125, e, no início do ano passado, 3,611.

O relatório da pesquisa responsabiliza problemas ligados à política e a corrupção, além de críticas à crise econômica, que dominaram a percepção externa do país nos primeiros três meses de 2015. Além dessas questões, problemas no abastecimento de água e de energia passaram a ganhar mais atenção internacional.

Estudo da agência Imagem Corporativa prevê tempos difíceis para a imagem do Brasil no mundo

Estudo da agência Imagem Corporativa prevê tempos difíceis para a imagem do Brasil no mundo

O estudo I See Brazil destaca, entretanto, que em meio ao pessimismo em relação ao país, há um tom mais positivo na cobertura relacionada a empresas brasileiras no resto do mundo – como as aquisições e movimentações do grupo do bilionário Jorge Paulo Lemann.

Segundo a Imagem Corporativa, a desaceleração econômica, desdobramentos do caso Petrobras e a crise política devem continuar sendo os principais temas relacionados ao Brasil na imprensa estrangeira nos próximos meses. Além desses, problemas no abastecimento de água e energia, reforma política, ajustes econômicos e retração de investimentos externos também podem entrar na pauta.

O estudo leva em conta a avaliação das menções ao Brasil em oito veículos internacionais: o "Clarín", da Argentina; "Der Spiegel", da Alemanha; "El País", da Espanha; o "Financial Times" e a "Economist", do Reino Unido; "Le Monde", da França; o "New York Times" e o "Wall Street Journal", dos EUA.

A avaliação foi feita no primeiro trimestre e, portanto, não leva em consideração reportagens levemente mais positivas em relação ao futuro do país publicadas nas últimas semanas, nem conta com os pacotes mais recentes do governo para atrair capital estrangeiro, como o plano para investimentos em infraestrutura anunciado nesta semana. As recentes demonstrações de alinhamento do governo com os interesses do mercado podem levar as notícias de economia a assumirem uma postura menos negativa sobre o país nos próximos meses – mas ainda falta uma longa caminhada para que o Brasil chegue e níveis próximos do otimismo quase eufórico que era registrado pelos estrangeiros até 2010 e 2011.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo