Em meio a pessimismo, 'NY Times' indica que economia do Brasil pode reagir
O noticiário internacional sobre a economia brasileira tem sido muito negativo há pelo menos dois anos. Desde 2013, a maioria dos veículos de comunicação estrangeiros publicam regularmente críticas à condução econômica do governo Dilma Rousseff e destacam análises, os números e dados da contração da economia do país. Mas, dentro desse clima global negativo, uma primeira luz parece indicar uma saída para a crise e projetar uma recuperação do Brasil no futuro. Segundo um texto publicado pelo "New York Times" nesta semana, "empresas brasileiras estão encontrando investidores interessados novamente".
O texto, publicado pela seção econômica "Deal Book", alega que as ações de empresas brasileira, que estavam moribundas seis meses atrás, começam a voltar a se mostrar atraentes para o mercado internacional.
"Apesar de o Brasil ainda estar se recuperando dos seus problemas econômicos, as maiores empresas da nação estão atraindo investidores novamente." O "NYT" lista empresas como a Petrobras, a Vivendi (Telefonica) e a Par Corretora como alguns dos exemplos bem-sucedidos recentes. "Mais transações são consideradas prováveis para breve", diz. Apesar de soar relativamente otimista, o jornal destaca que a sétima maior economia do mundo ainda vai enfrentar muitos desafios.
Em meio a um noticiário majoritariamente pessimista em relação à economia brasileira, uma reportagem analítica com tom levemente positivo ajuda a gerar alguma esperança para o futuro da imagem da economia brasileira no resto do mundo.
É sabido entre especialistas do assunto que a imagem internacional do Brasil e da sua economia costumam operar de forma pendular, entre o otimismo e o pessimismo exagerados. Após meses de grande pessimismo que culminou em reportagens sobre a "catástrofe" da economia nacional, uma primeira reportagem relevante com um tom um pouco mais otimista pode ser indício de que o pêndulo atingiu sua maior altura no lado negativo, e que em breve pode começar a oscilar no sentido de uma visão mais otimista do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.