PUBLICIDADE
Topo

Deu na 'Bloomberg': Economia do Brasil está mal e vai ficar ainda pior

Daniel Buarque

28/05/2015 10h52

Reportagem da 'Bloomberg' aponta piora da economia brasileira

Reportagem da 'Bloomberg' aponta piora da economia brasileira

"Se você acha que o primeiro trimestre foi ruim, espere pelo segundo". Uma reportagem da rede norte-americana de economia 'Bloomberg' diz que a economia do Brasil está em uma situação muito ruim, e que vai piorar ainda mais ainda neste ano.

Logo no início da reportagem publicada na internet, a 'Bloomberg' traz um gráfico que mostra a queda na expectativa de crescimento econômico do país ao longo do ano, com uma percepção internacional cada vez pior.

A 'Bloomberg' é uma das principais referências de informações sobre economia para investidores internacionais. Apesar de se basear em perspectivas reais para o país, ao mostrar problemas na economia brasileira, ela pode reforçar ainda mais o clima de pessimismo relacionado à imagem do Brasil no mundo.

O texto fala sobre os cortes que o governo vem fazendo para tentar reduzir gastos, mas alega que o aperto na economia afeta a indústria e os investimentos no país, transbordando até mesmo sobre consumo e serviços, especialmente por conta do aumento do desemprego.

Segundo a 'Bloomberg', há risco até mesmo de a economia entrar num declínio ainda maior de que o cenário já pessimista esperado por analistas. "O consumo tem sido a locomotiva do crescimento do Brasil por mais de uma década, e o melhor cenário para este ano é que ele fique estagnado", diz.

Uma outra reportagem da mesma rede de economia sobre o Brasil aponta para os problemas políticos e escândalos que geraram parte do pessimismo econômico com o país. Segundo o texto, o modelo brasileiro para o desenvolvimento baseado na exploração de petróleo está quebrado, e precisa ser reformado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.