Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Fusion': Brasil poderia virar país do basquete, mas so vê futebol

Daniel Buarque

26/05/2015 12h49

Reportagem da 'Fusion' fala sobre o crescimento do basquete no Brasil

Reportagem da 'Fusion' fala sobre o crescimento do basquete no Brasil

O Brasil é o país do basquete – ou ao menos deveria estar se tornando o país do basquete, segundo uma reportagem publicada pela rede americana de notícias "Fusion". O texto destaca a evolução do país no esporte que é um dos mais populares dos EUA, mas diz que ele ainda não consegue roubar o espaço do futebol no Brasil.

"Os brasileiros estão muito ocupados assistindo a jogos de futebol e acabam não percebendo o quanto o país se tornou bom no mundo do basquete", diz o texto.

Depois de usar o futebol como ferramenta de "diplomacia esportiva" começam agora muitos esforços para promover outros esportes que vão ter destaque durante as Olimpíadas do Rio em 2016, e o basquete tem uma chance rara de ajudar a imagem internacional do Brasil.

Segundo a reportagem, um número recorde de brasileiros joga atualmente na NBA, a liga americana, e no próximo ano o país pode ter a melhor chance de conseguir uma medalha olímpica em 50 anos.

O esporte ainda não consegue competir com o futebol, que é sinônimo de Brasil em muitas partes do mundo. Uma pesquisa citada na reportagem indica que apenas 7% dos brasileiros prefeririam assistir um jogo de basquete a algum outro esporte. Mesmo assim, o interesse nacional pelo esporte vem crescendo e formando parcerias internacionais.

"O basquete enfrenta desafios no Brasil, incluindo o interesse de torcedores e a falta de dinheiro. O salário médio de um time da liga Novo Basquete Brasil (NBB) é de US$ 1,3 milhão, o equivalente a um quarto do salário médio de um único jogador da NBA", diz a "Fusion".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo