Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'New York Times': Política brasileira vive momento 'House of Cards'

Daniel Buarque

27/04/2015 10h41

Reportagem do 'New York Times' sobre política no Brasil compara país a 'House of Cards'

Reportagem do 'New York Times' sobre política no Brasil compara país a 'House of Cards'

Uma mudança no equilíbrio de poder político no Brasil faz o país viver uma versão própria e real da série de ficção "House of Cards", que mostra o lado sujo da luta pelo poder, e a manipulação de um membro do poder Legislativo para chegar à Presidência sem precisar ser eleito. Esta avaliação faz parte de uma reportagem sobre a política brasileira no jornal "The New York Times", que apresenta ao leitor americano os dois personagens que estão se destacando na trama brasileira: os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha.

Em qualquer democracia, diz o jornal, políticos envolvidos em escândalos como os que marcam o histórico de Calheiros e Cunha podem ser banidos da vida pública, mesmo que não sejam condenados pela Justiça. "Mas não no Brasil, onde os homens que comandam o Congresso marcado por escândalos estão aumentando seu poder sobre a presidente marcada por escândalos, Dilma Rousseff", diz.

Segundo o "NYT", a estratégia de enfraquecer o governo tem funcionado, e os líderes do Legislativo têm conseguido fazer com que os escândalos do Congresso sejam ofuscados pela baixa popularidade da presidente. "Ao fazer isso, eles conseguiram proteger o Congresso brasileiro da culpa", diz.

O jornal explica que o governo do PT está enfrentando uma "rebelião" do aliado PMDB. "A cada novidade no escândalo de propinas, os líderes do PMDB trabalharam para erodir o poder do governo de esquerda da senhora Rousseff", diz, ressaltando que essa movimentação política tem sido comparada a uma forma de "golpe" do Congresso.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo