Topo

Blog do Brasilianismo

Cobertura de protestos na mídia internacional encolhe e busca organizadores

Daniel Buarque

13/04/2015 10h53

Reportagem da rede BBC em espanhol sobre os organizadores dos protestos no Brasil

Reportagem da rede BBC em espanhol sobre os organizadores dos protestos no Brasil

A cobertura dos protestos do último domingo (12) na imprensa do resto do mundo acompanhou a tendência das próprias manifestações pelo Brasil e encolheu. Assim como os protestos foram menores de que os de 15 de março, o volume de notícias sobre ele no mundo também foi.

Enquanto os primeiros protestos tiveram grande destaque de reportagens sobre a quantidade de participantes e comparações com as manifestações de junho de 2013, desta vez a mídia estrangeira noticiou com menor atenção os protestos, ressaltando sempre que eles foram bem menores dos realizados no mês passado.

Claro que este ainda foi o principal tema relacionado ao Brasil no noticiário, e é possível encontrar mais de 300 reportagens que falam das manifestações, mas o destaque é bem menor de que o visto um mês antes.

Além de falar sobre o tamanho dos protestos, parece haver uma tendência de buscar a origem deles. Reportagens das redes BBC, da rádio pública americana NPR, e em vários outros veículos buscaram explicar de onde surgem estes protestos.

A NPR ressaltou a importância de "comediantes de direita e jovens libertários", que, segundo a rádio, fazem os protestos continuarem acontecendo.

Segundo a BBC, os movimentos sociais contra a presidente estão aproveitando o amplo descontentamento com a corrupção e com o PT em todo o país, mas têm muitas diferenças entre si, como a opinião sobre o impeachment e a proximidade com radicais que pedem intervenção militar.

A reportagem na rede BBC em espanhol foi atrás dos organizadores das manifestações. "As marchas são organizadas por movimentos sociais que usam a internet para convocá-las e negam ter vínculos com partidos políticos ou grandes empresas", disse.

"Vem Pra Rua fala de um impedimento ou renúncia de Rousseff, mas evita endossar explicitamente o pedido de impeachment, que outros grupos, sim, exigem: Revoltados Online, cuja força principal está em São Paulo, e o Movimento Brasil Livre (MBL)"

Independentemente da organização e do encolhimento dos protestos, entretanto, toda a cobertura internacional voltou a destacar a corrupção e a instabilidade política do país, que pode continuar pelos próximos meses.

"Os brasileiros ainda estão indignados", disse uma reportagem da rede americana CNN.

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo