Deu no 'L.A. Times': Brasil luta para repatriar esmeralda de 380 kg
O assunto passou sem tanta atenção no Brasil, mas a imprensa norte-americana deu bastante destaque nesta semana à disputa judicial envolvendo o pedido brasileiro para repatriar uma enorme esmeralda de mais de 380 quilos que foi levada da Bahia para Los Angeles.
O jornal "Los Angeles Times" publicou uma longa reportagem com a confusa história que começou como um caso simples, mas acabou virando celeuma internacional.
A joia foi encontrada em 2001, o caso judicial já se arrasta desde 2009, e virou uma disputa diplomática no ano passado, dando destaque aos pedidos brasileiros pela posse da esmeralda.
Na segunda-feira (30), um juiz americano rejeitou o pedido do governo brasileiro para suspender o processo iniciado há seis anos para determinar a posse da joia, pedindo que a esmeralda de 180 mil quilates, avaliada em US$ 372 milhões (o equivalente a R$ 1,2 bilhão) e considerada a maior do mundo, seja reconhecida como "tesouro nacional" brasileiro e devolvida ao patrimônio cultural do país.
"A esmeralda é, literalmente, uma peça do Brasil, que pertence ao Brasil e deve estar no Brasil", afirmou o advogado, segundo a agência France Presse.
"O Brasil tem outras opções no esforço de ter a esmeralda", segundo o "L.A. Times", mas pode ter que compensar o atual dono nos EUA pelos gastos que ele teve com a joia até hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.