Deu na 'Forbes': Impeachment de Dilma é uma péssima ideia
Um artigo publicado pela revista americana de economia "Forbes" nesta semana defende que seria um erro pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A publicação, que costuma publicar reportagens críticas ao modelo econômico do governo Dilma, e que tem uma ideologia que poderia estar mais alinhada com a oposição, diz acreditar que o impeachment não resolveria os problemas do país. Além disso, diz, ainda colocaria o PMDB no poder, o equivalente a "raposas cuidando do galinheiro".
O texto da "Forbes" se junta a uma série de análises internacionais que tratam o impeachment como uma "subversão" das regras do jogo democrático. Por mais que haja sérias críticas ao governo Dilma e grandes suspeitas sobre a presidente, enquanto não há provas contra ela, a manipulação política no sentido de derrubar o governo é interpretada como falta de estabilidade política – algo que é rejeitado pelo resto do mundo.
A "Forbes" defende que a corrupção na Petrobras é um desastre político e econômico, e diz que o pior é ver que no Brasil funcionou um esquema típico de "república das bananas" usando dinheiro público para proteger interesses políticos privados.
Dilma "provavelmente sabia de algo" do que estava acontecendo na estatal, diz a revista, "mas a menos que se prove que Dilma foi cúmplice no escândalo de corrupção da Petrobras, o impeachment dela é uma má ideia".
A explicação para este posicionamento é que o vice-presidente Michel Temer, do PMDB, se tornaria o presidente, e que o partido "não é muito conhecido por sua capacidade de liderança".
"Brasileiros e investidores que estão colocando dinheiro para trabalhar têm todo o direito de pensar que as raposas estão cuidando do galinheiro, se o PMDB estiver no controle", diz o texto do jornalista Kenneth Rapoza, que cobre o Brasil para a publicação.
Além disso, segundo a "Forbes", Dilma é quem garante o trabalho do ministro Joaquim Levy, que está atuando para restaurar a confiança internacional no Brasil. Se ela sair, ele provavelmente iria junto, diz.
"Os brasileiros têm o direito de estar insatisfeitos com Dilma e toda a elite política do Brasil. O impeachment da presidente não vai resolver seus problemas", finaliza a revista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.