Topo

Blog do Brasilianismo

‘Capitalismo de compadrio’ vai ajudar a Vale após Brumadinho, diz Economist

Daniel Buarque

31/01/2019 19h47

A petroleira britânica BP teve um prejuízo de mais de US$ 60 bilhões depois do desastre com a plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, em 2010. Apesar de o impacto do caso poder ser comparado ao das tragédias em Brumadinho e em Mariana, e colocarem a Vale sob pressão parecida com a ocorrida nos EUA, segundo a revista The Economist, a Vale provavelmente vai aguentar firme.

"Este é o Brasil do capitalismo de compadrio, não os EUA loucos por processos legais. Embora os políticos argumentem que os desastres no Brasil não devem ser menos onerosos para as grandes empresas do que os do Golfo do México, poucos estariam dispostos a ver a Vale sofrer a mesma agonia que a da BP", diz uma reportagem publicada na edição mais recente da revista.

A publicação traz dois textos sobre o rompimento da barragem de Brumadinho. Em uma delas, com tom mais de relato do caso, é feita uma crítica à forma como o governo tem protegido mineradoras no Brasil, o que leva a problemas como os registrados nos últimos anos. A outra, com tom ainda mais forte, ataca a forma como o caso está sendo tratado no Brasil e indica ver chances de saídas com poucas punições para os responsáveis.

Segundo a Economist, o minério de ferro em Minas Gerais passa a impressão geral de "um capitalismo descuidado", e o Brasil vive há anos uma relação problemática de favorecimento do governo às empresas mineradoras, o que deve se repetir após o desastre.

"Há muitos incentivos para o novo governo de Jair Bolsonaro ser indulgente, e não apenas a sua postura favorável aos mercados. Inicialmente, a Vale perdeu US$ 19 bilhões de seu valor após o desastre, mas logo depois reduziu algumas perdas. O valor das suas ações, embora mais baratas, não estão indicando sérios problemas à frente", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo