Topo

Blog do Brasilianismo

Universidade inglesa tem semana de eventos dedicados ao estudo do Brasil

Daniel Buarque

18/01/2019 12h05

O Brasil será o centro das atenções do King's College de Londres durante toda a próxima semana. Entre segunda (21) e sexta (25), uma série de eventos da Brazil Week vai discutir a realidade política, social e cultural do país, enquanto também promove eventos sobre música e workshops sobre literatura, cachaça e samba.

Clique aqui para ver a programação completa

"Esta é uma rica variedade de eventos acadêmicos e culturais, resultado da contribuição inestimável de nossos muitos colaboradores, afiliados, estudantes, amigos e apoiadores", diz um comunicado do diretor do Brazil Institute do King's, Anthony Pereira. A organização da semana do Brasil foi liderada pelas pesquisadoras Anna Grimaldi e Maísa Edwards, que fazem doutorado no Instituto Brazil.

"O King's College London está comprometido com uma relação forte com o Brasil através de extensas colaborações de pesquisa, intercâmbios e muitas outras atividades", diz a página oficial do evento. "Todos os anos, o King's recebe cerca de 100 estudantes do Brasil e do mundo todo em uma ampla gama de programas de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles apoiados pelo Ciência sem Fronteiras."

A programação começa na tarde de segunda (21), com uma palestra sobre os desafios enfrentados pela democracia brasileira. A professora Thamy Pogrebinschi, do Berlin Social Science Center, na Alemanha, vai apresentar "Challenges to Democracy in Brazil: Elections, Contestation and Innovation". Ao mesmo tempo, um workshop do centro de idiomas vai discutir a linguagem relacionada a comidas e bebidas brasileiras.

Na terça (22), o destaque da Brazil Week vai ter uma mesa redonda sobre o movimento #MeToo no Brasil, além de uma palestra sobre a importância cultural da cachaça.

Quarta (23) e quinta (24) os destaques da programação incluem o lançamento de dois livros sobre o Brasil a partir da perspectiva externa. Primeiro o professor David Lehmann, da Universidade de Cambridge, vai lançar a obra "The Prism of Race". No dia seguinte ocorre o lançamento de "Understanding Contemporary Brazil" de Anthony Pereira e Jeff Garmany (ambos professores do  próprio Brazil Institute do King's).

A semana dedicada ao Brasil se encerra na sexta-feira (25) com um workshop sobre música e literatura brasileiras e uma apresentação de "A Noiva do Condutor".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo