Topo

Blog do Brasilianismo

Jornal inglês diz que Brasil sofre com 'epidemia' de mineração ilegal

Daniel Buarque

10/12/2018 07h44

A mineração ilegal nas florestas brasileiras se transformou em uma epidemia, diz uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian nesta segunda-feira (10). O texto avalia a divulgação de um mapa apontando a localização de áreas de garimpo ilegal na Amazônia.

"Chamada de 'garimpo' no Brasil, a mineração artesanal de ouro e outros minerais nas florestas e rios da Amazônia é um problema há décadas e geralmente é ilegal. É também altamente poluente: clareiras são cortadas em florestas, lagoas de mineração esculpidas na terra e o mercúrio usado na extração é despejado em rios, envenenando peixes e o suprimentos de água. Mas sua disseminação nunca foi mostrada antes", diz a reportagem.

O Guardian explica que o mapa do garimpo ilegal foi produzido por uma rede de ONGs de vários países da Amazônia. O trabalho mostra a proximidade entre os locais onde ocorre a mineração e áreas de proteção ambiental, o que cria riscos na região.

Segundo o jornal, a publicação do trabalho ganha ainda mais relevância por conta da transição política pela qual o Brasil está passando.

"A publicação [do mapa] acontece semanas antes de o presidente eleito de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, assumir o cargo em 1º de janeiro. No ano passado, Bolsonaro disse que praticou mineração artesanal de ouro durante suas férias na década de 1980, e ele ganhou apoio de garimpeiros com promessas de ajudá-los a trabalhar com 'dignidade e segurança'. Ele também quer legalizar a mineração em reservas indígenas protegidas, onde atualmente é proibido."

A relação entre política e a questão ambiental no Brasil tem sido um dos temas mais abordados por publicações da imprensa internacional desde a eleição de Bolsonaro. Um dos focos centrais tem sido a proteção da Amazônia, e muitos comentaristas estrangeiros se mostram preocupados com a possível redução das medidas de proteção da floresta sob o novo governo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo