Topo

Blog do Brasilianismo

Bolsonaro é granada humana contra política do Brasil, diz 'Financial Times'

Daniel Buarque

20/06/2018 08h09

O sentimento de "raiva" em relação à classe política do país resume o humor da população brasileira às vésperas de uma eleição decisiva, diz um artigo de opinião publicado pelo jornal de economia "Financial Times". O clima de insatisfação generalizada pode fortalecer um movimento antidemocrático e levar o Brasil a reviver o que parece um "destino trágico", avalia.

Segundo o "FT", o Brasil tem uma tradição de ressurgimento desse tipo de movimento, o que pode indicar um risco maior à democracia brasileira hoje.

"O mau humor não é novidade em um país que a cada 30 ou 40 anos rasga as regras de repente e recria seu Estado e instituições, geralmente através de golpes militares. Desde que o Brasil se tornou uma república em 1889 por meio de um golpe, o país teve pelo menos três ditaduras militares e civis", resume o jornal.

O "FT relembra que a última vez em que isso aconteceu foi em 1964, quando os militares tomaram o poder por duas décadas, e indica que esse movimento hoje pode impulsionar a candidatura de Jair Bolsonaro, que é descrito como "um deputado famoso por declarações consideradas ofensivas a mulheres, negros e gays, e cujo gesto favorito é uma pistola com os dedos".

Para o jornal, um dos motivos de muitos brasileiros apoiarem o candidato da extrema-direita é para "jogar uma bomba no que veem como uma classe política inepta e corrupta".

"Para um eleitorado raivoso, o inflamável Bolsonaro pode ser o candidato perfeito –uma granada humana sem o pino, pronta para ser jogada contra o moribundo sistema político do Brasil."

O artigo admite que analistas têm minimizado o risco de uma intervenção militar, ou mesmo de uma vitória de Bolsonaro, e que muitos ainda esperam que algum candidato de centro (e cita Geraldo Alckmin) tenha chances de crescer, mas faz uma ressalva baseada na situação da democracia no mundo. "Quem viveu o 'brexit' e a eleição de Donald Trump sabe o quanto analistas conseguem se equivocar", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo