Topo

Blog do Brasilianismo

Em reação a morte de Marielle, Brasil busca legitimidade, não radicalismo

Daniel Buarque

17/03/2018 09h08

 

A reação nacional contra o assassinato da vereadora Marielle Franco pode revelar um lado positivo para a política brasileira, segundo Mac Margolis, colunista da agência de economia Bloomberg.

No contexto de um ano eleitoral em que analistas se mostram preocupados com a ascensão de políticos populistas e extremistas, as manifestações que tomaram as ruas das cidades brasileiras mostram que o Brasil está mais interessado em legitimidade política do que em radicalismo, avalia.

"Os brasileiros não estão tão desesperados contra a autoridade ou atraídos por candidatos messiânicos de fora da política quanto estão ansiosos por líderes legítimos", diz, em um artigo publicado na sexta.

Para o colunista, as pessoas que estão se manifestando contra a morte da vereadora terão uma oportunidade, em outubro, de se levantar contra a política disfuncional do país e renovar suas lideranças.

"Quando foi a última vez que um político brasileiro virou símbolo de qualquer coisa que não seja corrupção e venalidade?", pergunta. "Marielle era o oposto disso tudo", complementa.

Margolis admite que nem todo o Brasil se posicionou de forma crítica sobre a morte de Marielle, mas diz que "tudo indica que ela foi morta porque incomodou as pessoas certas".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo