Topo

Blog do Brasilianismo

'Caminho errado' no Rio deixa turista ferida e imagem do Brasil manchada

Daniel Buarque

07/08/2017 10h28

'Caminho errado' deixa turista ferida e imagem do Brasil manchada

"Turistas no Brasil ocasionalmente são atacados quando, por acidente, entram em favelas, que muitas vezes são dominadas por gangues".

A descrição do risco imposto a quem visita o Brasil é parte de uma reportagem da agências de notícias Associated Press, publicada por jornais britânicos como "The Guardian" e "The Independent", sobre a família de ingleses que foi atacada em Angra dos Reis.

Uma turista do país foi ferida a bala no abdome no incidente, e a imagem do Brasil fica manchada em dezenas de notícias sobre o caso na imprensa estrangeira.

"Mãe britânica leva tiro na frente da sua família durante férias no Brasil quando acidentalmente entrou em uma favela violenta após uma confusão com o idioma", diz o longo título, um tanto sensacionalista, do tabloide "Daily Mail" sobre o caso.

Outro tabloide, o "Sun" publicou várias fotos do carro em que a família estava, com marcas de tiros.

"O Ministério de Relações Exteriores alerta os turistas de que todas as favelas são 'áreas perigosas' devido ao 'nível de violência nelas"', diz a publicação.

O ataque contra turistas é um caso que aumenta a repercussão no resto do mundo e reforça imagem internacional de violência no Rio.

As principais publicações internacionais já vinham publicando reportagens sobre o aumento da criminalidade no Rio de janeiro, e agora aproximam a notícia do leitor estrangeiro.

O Rio, diz o jornal francês "Le Monde", vive uma "guerra não declarada" um ano após a Olimpíada.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo