Topo

Blog do Brasilianismo

Volta de Lula ao poder não reviveria 'milagre', diz analista uruguaio

Daniel Buarque

05/07/2017 21h15

Em meio ao caos político que dominou o Brasil, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aparecido com frequência como o mais popular entre os pré-candidatos nas eleições presidenciais do próximo ano. Mesmo que Lula consiga voltar ao poder, entretanto, avalia o jornalista uruguaio Raúl Zibechi, é pouco provável que tenha êxito semelhante ao do passado, quando governou como um dos líderes mais bem avaliados da história do país.

A opinião foi publicada em um artigo na revista uruguaia "Brecha" no fim do mês passado e republicado agora na revista digital francesa "A L'Encontre".

"Mesmo se ele ganhar as eleições presidenciais em 2018, como indicado pelas pesquisas, e contorne a possibilidade de ser preso, o ex-presidente Lula não tem condições econômicas e políticas para reviver o 'milagre' que lhe permitiu melhorar a situação dos pobres sem tocar nos ricos. Seu governo hipotético não contaria com apoios empresariais, militares e sociais que deram vida ao projeto 'Brasil-potência"', explica Zibechi.

No contexto atual, avalia, o lema usado pelo ex-presidente na campanha eleitoral de 2002, "Lulinha paz e amor", soaria como uma farsa, pois a polarização criou um clima de luta muito mais forte.

"Não há espaço político para enfrentar a pobreza sem fazer reformas estruturais. Governar para aqueles de baixo assume, nas condições atuais, lutar contra os de cima. Lula vai ser capaz de tomar o caminho da luta de classes, caminho que ele nunca tomou nem mesmo quando era um sindicalista?", pergunta.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo