Topo

Blog do Brasilianismo

Condenado, Palocci já foi a cara do sucesso econômico do Brasil no mundo

Daniel Buarque

26/06/2017 09h44

Condenado, Palocci já foi a cara do sucesso econômico do Brasil no mundo (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Preso desde setembro do ano passado e agora condenado a 12 anos de prisão, o ex-ministro Antonio Palocci por muito tempo foi associado no exterior ao sucesso econômico do Brasil durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos principais exemplos disso é um perfil dele publicado pelo jornal americano "The New York Times" em 2004, em que Palocci é apresentado como o médico responsável pela saúde econômica do Brasil.

"O senhor Palocci, um médico do interior agrícola do Brasil e ex-trotskista, é o primeiro a admitir que sabia pouco sobre os meandros da política fiscal quando se tornou ministro da Fazenda do país. Agora, depois de um curso intensivo, de falar com investidores, acadêmicos economistas e de quase dois anos de o trabalho, ele dirige a expansão econômica mais robusta do Brasil em uma década", dizia o jornal.

O texto explicava que a valorização das commodities vendidas pelo Brasil empurravam a economia do país e faziam com que Palocci conseguisse impor sua agenda mesmo aos seus correligionários mais de esquerda.

"A onda de boas notícias econômicas solidificaram a reputação de Palocci como o membro mais influente do governo Lula", diz o jornal, explicando que a posição antes era ocupada por José Dirceu, que discordava da política econômica de Palocci.

"Ao aderir a políticas de austeridade monetária e fiscal diantes da feroz oposição dos membros do Partido dos Trabalhadores, Palocci deu passos significativos na limpeza das finanças públicas notoriamente instáveis do Brasil", dizia o "NYT".

As quedas de Palocci no governo Lula e, depois, no de Dilma, bem como seus problemas com a Justiça, foram bem acompanhadas pela imprensa internacional, que mudou o tom em relação ao ex-ministro. Ainda assim, para as publicações internacionais, Palocci dava um rosto ao que era visto como o sucesso econômico conquistado pelo governo Lula –algo que depois seria assumido pelo então presidente do Banco Central, hoje ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e que seria contraposta à crítica ferrenha à política econômica "intervencionista" de Guido Mantega.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo