Topo

Blog do Brasilianismo

Para mídia estrangeira, decisão do TSE salva Temer, mas enfraquece política

Daniel Buarque

12/06/2017 14h13

Se o presidente Michel Temer parecia "politicamente morto", como diz uma reportagem recente do jornal francês "Le Monde", sua vitória no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral no fim da semana passada foi vista no exterior como um sinal de fortalecimento do seu governo.

Se por um lado, o presidente se consolidou no poder e agora deve pressionar por aprovar suas reformas, entretanto, a imprensa internacional indica que a política brasileira perdeu ainda mais do pouco que tinha de credibilidade.

"O TSE salvou o governo Temer e seu programa de reformas, mas vai provocar o desencanto dos brasileiros, acentuando a separação entre o mundo político e a sociedade", explica o jornal francês, citando um cientista político brasileiro.

Segundo o "New York Times", a decisão do TSE "aliviou a pressão sobre o líder profundamente impopular enquanto ele resiste a pedidos por sua renúncia por envolvimento em escândalos de corrupção".

"Com os índices de aprovação de Temer caindo a níveis baixos enquanto ele tenta reprimir protestos nas ruas das cidades brasileiras, a manobra na corte eleitoral gerou debates sobre o funcionamento dos três poderes do governo brasileiro, enquanto a corrupção atinge não apenas o presidente, mas membros do seu ministério, líderes do Congresso e membros importantes do Judiciário."

Segundo um cientista político citado pelo jornal, a decisão do TSE mostra que as instituições brasileiras não estão funcionando tão bem.

Para o jornal britânico "The Guardian", a decisão do TSE vai ajudar Temer a manter sua coalizão no governo e impulsionar a agenda de reformas.

"A turbulência política no Brasil, que começou com o processo do ano passado para remover Dilma do poder por violar leis de orçamento atingiu um tom crítico. Há protestos quase semanais que exigem a saída de Temer, frequentes disputas acaloradas no Congresso e um debate permanente na mídia sobre se Temer conseguirá terminar seu mandato", diz, com informações de agências de notícias.

Um texto da Associated Press publicado pelo jornal "The Washington Post" também trata da polarização que cerca a política brasileira atual. Segundo a publicação, essa atmosfera foi refletida no tribunal eleitoral, onde houve vários momentos tensos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo