Topo

Blog do Brasilianismo

Quanto mais cedo Temer sair, melhor, diz 'Financial Times' em editorial

Daniel Buarque

29/05/2017 16h36

Em editorial, 'Financial Times' diz que quanto mais cedo Temer sair, melhor

Dias depois de publicar uma longa reportagem sobre os efeitos nocivos da corrupção sobre a política brasileira, o jornal de economia "Financial Times" publicou um editorial em que defende que o Brasil precisa de "mãos políticas limpas". Segundo a publicação, este seria um caminho para avançar reformas como a trabalhista e a da Previdência. Para os investidores preocupados com a mais recente crise, diz, quanto mais cedo o presidente Michel Temer sair do governo, melhor.

A "Folha de S.Paulo" publicou a tradução da íntegra do texto do "Financial Times".

A crise do governo de Michel Temer fez com que a probabilidade de uma recessão de duplo mergulho se tornasse maior, segundo o jornal. "Politicamente, o futuro está em aberto. O expurgo de políticos corruptos, de todo o espectro ideológico, é necessário. E os escândalos abalaram a reputação de todos os políticos. A percepção popular é a de uma elite mais interessada em escapar da cadeia do que em governar. É uma estrada perigosa que pode abrir caminho a oportunistas e populistas em 2018. Qualquer calma no mercado pode ser apenas temporária", diz.

Por conta do contexto de crise, e da necessidade de reformas, que vão ser tocadas por quem quer que assuma em seu lugar, o jornal defende que, para os investidores, quanto mais cedo Temer sair, melhor.

"Dois presidentes derrubados em dois anos seria notável. Mas os mercados estão se segurando. Depois de uma onda inicial de vendas, a calma retornou. Na segunda-feira passada, a estatal brasileira de energia Petrobras emitiu US$ 4 bilhões em títulos, com a mais baixa taxa média oferecida pela empresa em quatro anos. O mercado de ações se estabilizou, assim como a moeda. O cálculo dos investidores é que quem quer que substitua Temer 'não terá escolha' a não ser continuar com as reformas."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo