Topo

Blog do Brasilianismo

'Trapalhada', fala de Temer no Dia da Mulher gera críticas, diz TV dos EUA

Daniel Buarque

09/03/2017 11h51

'Trapalhada', fala de Temer no Dia da Mulher gera protestos, diz TV dos EUA

O discurso do presidente brasileiro, Michel Temer, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi tratado como uma "trapalhada", um "embaraço", em reportagem publicada no site da TV americana CNN, que trata da repercussão sobre o caso.

Temer, diz a CNN, "gerou uma onda de irritação após seu discurso (…) com referências ao papel doméstico das mulheres, que foi acusado de sexismo".

Durante evento em Brasília, Temer afirmou que tem "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e da importância da figura feminina para a formação dos filhos que, segundo ele, é "seguramente" de responsabilidade da mãe.

Segundo a CNN, o discurso de Temer sobre as contribuições das mulheres para a economia gerou constrangimento em Brasília e deu a origem a protestos da população nas redes sociais.

"Os comentários foram rapidamente aproveitados pelos brasileiros, muitos dos quais consideraram eles sexistas", diz.

Para a TV americana a reação dos brasileiros ao discurso é também um sintoma da baixa popularidade de Temer e do seu governo.

A rede de TV ABC publicou em seu site um texto da Associated Press sobre o caso, dizendo que o presidente irritou as brasileiras com discurso sobre suas habilidades no supermercado.

"O elogio às mulheres como donas de casa irritou ativistas que o acusam de minimizar o papel das mulheres na sociedade", diz.

Enquanto Temer fazia o discurso que foi considerado machista, o site brasileiro plus55, que publica notícias em inglês, divulgou uma lista com informações a respeito da presença das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. O texto explica que as mulheres trabalham 7,5 horas a mais do que os homens, são a maioria no serviço público no país, estudam mais do que os homens e são responsáveis por metade das publicações científicas do Brasil.

Este último dado foi destacado também por uma reportagem da revista de economia "Forbes", que diz que o Brasil se tornou um líder global em igualdade de gênero na ciência.

"Mulheres brasileiras são líderes no mundo quando se trata de uma medida-chave em ciência, ultrapassando os EUA, o Reino Unido e a União Europeia no ranking", diz.

A "Forbes" ressalta ainda que apesar do avanço em ciência, as mulheres perderam espaço na política desde o impeachment de Dilma Rousseff, e destaca que o gabinete de Temer não incluía nenhuma mulher quando ele tomou posse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo