Topo

Blog do Brasilianismo

Al Jazeera divulga documentário sobre trabalho escravo em São Paulo

Daniel Buarque

30/12/2016 10h14

Al Jazeera exibe documentário sobre trabalho escravo em São Paulo

Al Jazeera exibe documentário sobre trabalho escravo em São Paulo

A rede de TV árabe Al Jazeera publicou em seu site um documentário sobre a situação de trabalhadores em situação análoga à escravidão em São Paulo. O filme mostra como a indústria de roupas na "capital da moda na América Latina" explora de forma irregular e ilegal o trabalho de imigrantes na cidade.

Narrado em inglês, o documentário foi produzido pela jornalista brasileira Ana Aranha e pelo cineasta Lali Houghton, e foi exibido como um episódio da série "Latin America Investigates".

"As roupas produzidas aqui (no Brás) chegam a vendedores em todo o país, alimentando um imenso mercado consumidor, o quinto maior do mundo, com preços muito competitivos. E ainda assim manter os preços baixos vem com um custo humano, onde as linhas entre terceirização e condições de trabalho degradantes se misturam", diz o texto assinado por Houghton no site da Al Jazeera.

Os produtores do documentário acompanharam uma equipe do Ministério do Trabalho em fiscalizações em oficinas que produzem roupas usando o trabalho explorado de forma irregular. Imagens mostram a situação degradante em que vivem e trabalham os imigrantes que produzem essas roupas.

Além disso, uma jornalista boliviana se infiltrou em uma dessas fábricas clandestinas e conseguiu filmar a situação de trabalho no lugar que serve como moradia e oficina. Segundo ela, além da jornada exaustiva, há pressão constante pelo trabalho, ausência de tempo livre e grande dificuldade mesmo para dormir no mesmo ambiente de trabalho.

O vídeo explica que há um debate sobre a própria definição de trabalho escravo no país, e as empresas tentam mudar a classificação para ser associada apenas a situações em que os trabalhadores são mantidos em cativeiro.

Um dos fiscais diz no documentário que a situação nem sempre inclui violência física, mas muita violência simbólica, como o trabalho sem registro, medo, proibição de deixar do local de trabalho por conta de dívidas.

Segundo o documentário, estima-se que haja 12 mil fábricas clandestinas que exploram trabalho análogo à escravidão em São Paulo — e o ciclo está tão inserido no modo de produção e venda de roupas que muitos dos trabalhadores que encaram a situação análoga à escravidão abrem suas próprias oficinas quando conseguem deixar seus empregadores.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo