Topo

Blog do Brasilianismo

'Financial Times' diz que ameaça de impeachment dificulta reformas de Temer

Daniel Buarque

29/11/2016 07h05

'Financial Times' diz que ameaça de impeachment dificulta reformas de Temer

'Financial Times' diz que ameaça de impeachment dificulta reformas de Temer

Uma nova série de escândalos ameaça o governo de Michel Temer de impeachment e dificulta a aprovação de reformas econômicas em discussão no país, segundo uma reportagem publicada pelo jornal de economia "Financial Times".

"Desde que Temer assumiu o poder, ele perdeu em média um ministro por mês. Na semana passada, dois ministros renunciaram em meio a acusações de que o presidente usou sua influência para ajudar um aliado na negociação de um imóvel", diz a publicação.

Segundo o "FT", Temer tem tentado equilibrar o fato de não ter sido eleito para a Presidência e sua baixa popularidade com a promessa de importantes reformas, o que tem enfrentado dificuldades.

Depois de meses com voto de confiança dos mercados, "agora estão crescendo as dúvidas de que a economia possa se recuperar tão rapidamente quanto o esperado", diz. "Controvérsias políticas ameaçam atrapalhar o progresso" na recuperação.

"É pouco provável que o pedido de impeachment feito por um partido de oposição menor ganhe força por enquanto, segundo analistas. Mas as controvérsias aparecem num momento em que o governo Temer está sendo testado sobre sua capacidade de entregar um resgate da economia do Brasil", diz.

Apesar do tom ainda cético em relação ao crescimento do movimento pelo impeachment, vale lembrar que a discussão sobre a deposição da ex-presidente Dilma Rousseff também começou sem que houvesse muita confiança no andamento do processo. A imprensa estrangeira acompanhou a discussão sobre o impeachment durante meses, e em muitos momentos usou argumentos semelhantes, de que seria pouco provável ver o pedido contra a presidente avançar.

Temer pode se afundar em instabilidades políticas e econômicas ao longo do próximo ano, diz o "FT". Foram instabilidades e a incapacidade de reverter as crises políticas e econômicas que levaram ao crescimento do movimento de impeachment de Dilma.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo