Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Bloomberg': Após vitória de Trump, Brasil vê risco em Bolsonaro

Daniel Buarque

24/11/2016 09h50

Deu na 'Bloomberg': Após vitória de Trump, Brasil vê risco em Bolsonaro

Deu na 'Bloomberg': Após vitória de Trump, Brasil vê risco em Bolsonaro

A revolta da classe média com a elite política, que levou à vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, pode ser uma ameaça aos políticos tradicionais também no Brasil, segundo uma reportagem publicada no site de mercados da agência de economia "Bloomberg". Segundo a publicação, o deputado Jair Bolsonaro é o principal nome entre os que podem aproveitar a onda de Trump no Brasil.

"Nos últimos três anos, milhões de brasileiros foram repetidamente às ruas protestar contra o establishment político escondido em uma capital remota. Em vez de melhores serviços públicos e um governo mais honesto, eles ganharam a maior recessão já registrada, o impeachment da presidente e um escândalo de corrupção épico e sem precedentes que enredou dezenas de nomes da elite política e econômica do Brasil", avalia a reportagem.

Enquanto o governo Temer tenta estabilizar as finanças e a política do país, abre-se a possibilidade para nomes "de fora" da política na disputa para a eleição de 2018.

"Mas uma virada radical arrisca gerar comoção social e prolongar ainda mais a pior recessão em um século no Brasil", diz.

Segundo a "Bloomberg", entretanto, é importante diferenciar a situação dos EUA e do Brasil, considerando que imigração e desigualdade não são preocupações brasileiras como são nos EUA e na Europa.

"No Brasil, uma nova classe média está cada vez mais insatisfeira com a qualidade dos serviços públicos como educação, saúde e segurança", diz.

Nesse cenário de insatisfação, aparece a oportunidade para políticos populistas não tradicionais. E na comparação com o fenômeno Trump nos EUA, a "Bloomberg" diz que o mais parecido que há no Brasil é Bolsonaro.

"Ele construiu muito da sua popularidade nacional baseado na cobertura midiática de suas declarações ofensivas", explica.

Outro nome citado pela agência de economia é o do prefeito eleito de São Paulo, João Dória, "um empresário e apresentador de TV multimilionário sem experiência política", diz.

Apesar de avaliarem um cenário assim no Brasil como possível, pesquisadores ouvidos pela "Bloomberg" consideram que qualquer candidato, mesmo de fora da política tradicional, vai precisar de apoio político para chegar ao poder, e não conseguiria governar sem uma base forte.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo