Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil vive disputa política por seu futuro, diz artigo na 'Al Jazeera'

Daniel Buarque

17/11/2016 06h46

Brasil vive disputa política por seu futuro, diz artigo na 'Al Jazeera'

Brasil vive disputa política por seu futuro, diz artigo na 'Al Jazeera'

Duas gerações se enfrentam politicamente em uma disputa pelo futuro do país, diz um artigo publicado no site da rede árabe de notícias "Al Jazeera".

Segundo a publicação, os jovens brasileiros estão liderando a resistência a mudanças em leis que podem reverter os ganhos sociais e proteger as elites do país.

"De um lado, uma nova geração que cresceu com melhor expectitaiva e horizonte mais amplo do que seus pais, e para quem a perspectiva até recentemente era de melhora; do outro, aqueles que não aceitaram perder privilégios enquanto os outros ganhavam direitos. Futuro contra passado, em resumo", diz o texto assinado por Rodrigo Nunes, professor de filosofia da PUC-Rio.

Com tom fortemente crítico às propostas do governo Temer, o texto analisa as mudanças políticas pelas quais o Brasil vem passando neste ano, com o impeachment de Dilma Rousseff, o início do governo de Michel Temer e o resultado negativo para a esquerda nas eleições municipais.

"Se alguém pode falar em golpe no Brasil, não foi contra Dilma, mas contra a sociedade brasileira, contra tendências favoráveis à maior igualdade e prestação de contas que, aos poucos, mas com certeza, emergiram nas últimas décadas", diz.

A "Al Jazeera" assumiu postura crítica a todo o processo de impeachment no Brasil, e às propostas do novo governo.

Em um artigo publicado após a votação para afastar Dilma, o canal dizia que o Brasil passava a viver um "carnaval neoliberal", dizia. "Este não é um golpe contra Dilma, mas contra a própria democracia", argumentava.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo