Topo

Blog do Brasilianismo

'Washington Post': Lula foi o político mais popular, agora pode ser preso

Daniel Buarque

24/10/2016 14h42

'Washington Post': Ex-político mais popular da Terra, Lula pode ser preso

'Washington Post': Ex-político mais popular da Terra, Lula pode ser preso

O jornal norte-americano "The Washington Post" publicou uma longa reportagem sobre a situação política do ex-presidente Lula no país. Com uma abordagem analítica, a publicação tenta explicar como o ex-presidente pode ter passado de uma fase em que era chamado de "político mais popular na Terra" a uma situação que pode levá-lo à prisão.

"Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, é um gigante na política moderna da América Latina. Em oito anos como presidente, ele presidiu sobre um crescimento econômico enquanto introduziu políticas de bem estar social que ajudaram a tirar 36 milhões de pessoas da pobreza", diz a reportagem.

Citando analistas brasileiros, o jornal diz que o mito de Lula perdeu força por uma conjunção de problemas econômicos e denúncias de corrupção.

"Agora o ícone da esquerda brasileira foi despojado de muito da sua força", complementa.

Segundo a publicação, a ex-presidente Dilma Rousseff danificou o legado de Lula com uma política que ampliou os gastos do governo ao mesmo tempo que que o boom das commodities chegou ao fim.

Apesar da situação problemática, o jornal deixa claro que Lula "está longe de ter sido eliminado da política".

"Pesquisas recentes mostram ele na liderança da corrida eleitoral para a Presidência em 2018, com quase um terço dos votos", diz. "A popularidade de Lula se mantém forte em parte por causa da sua narrativa como um presidente que nasceu na pobreza", explica.

O jornal ressalta que parte das acusações contra o ex-presidente parecem exagerada, mas indica que os problemas legais de Lula não param de crescer.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo