Brasilianismo

Revista americana faz edição de 50 páginas sobre como consertar o Brasil

Daniel Buarque

Revista americana publica especial de 50 páginas sobre como consertar o Brasil

Revista americana publica especial de 50 páginas sobre como consertar o Brasil

A revista americana ''Americas Quarterly'' publicou uma edição especial de 50 páginas dedicadas a avaliar a situação atual do Brasil e apresentar propostas para ''consertar'' o país.

Em meio à maior crise econômica do país em décadas, o editor-chefe da revista, Brian Winter, diz que era preciso questionar a ideia de que, no longo prazo, o país tem a capacidade de se recuperar e sair da recessão mais forte do que entrou.

''O destino do Brasil vai depender inteiramente das decisões que estão sendo tomadas agora, nos próximos meses e anos. Com o pior da recessão e do turbilhão político aparentemente encerrados, este é o momento de políticos brasileiros – assim como seus empresários, sociedade civil e outros cidadãos – se levantar e criar o país em que eles querem viver. O progresso não é impossível, mas também não é inevitável'', diz a apresentação.

A ''AQ'' tem feito uma cobertura muito frequente da situação do Brasil, com uma abordagem crítica e bem aprofundada de questões políticas e econômicas. Vice-presidente da Americas Society/Council of the Americas, e autor de quatro livros sobre a América do Sul, Winter coordena a edição especial sobre o país.

A edição traz textos sobre economia e crise, um perfil de dez possíveis candidatos à Presidência do Brasil na eleição de 2018, uma entrevista com Marina Silva, uma reportagem sobre a agricultura brasileira e outra sobre a situação das favelas do Rio de Janeiro, mais um sobre política externa entre outros textos.

A maior parte dos textos já está disponível na internet, outros vão ser publicados assim nos próximos dias.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil