Topo

Blog do Brasilianismo

Revista americana faz edição de 50 páginas sobre como consertar o Brasil

Daniel Buarque

11/10/2016 16h08

Revista americana publica especial de 50 páginas sobre como consertar o Brasil

Revista americana publica especial de 50 páginas sobre como consertar o Brasil

A revista americana "Americas Quarterly" publicou uma edição especial de 50 páginas dedicadas a avaliar a situação atual do Brasil e apresentar propostas para "consertar" o país.

Em meio à maior crise econômica do país em décadas, o editor-chefe da revista, Brian Winter, diz que era preciso questionar a ideia de que, no longo prazo, o país tem a capacidade de se recuperar e sair da recessão mais forte do que entrou.

"O destino do Brasil vai depender inteiramente das decisões que estão sendo tomadas agora, nos próximos meses e anos. Com o pior da recessão e do turbilhão político aparentemente encerrados, este é o momento de políticos brasileiros – assim como seus empresários, sociedade civil e outros cidadãos – se levantar e criar o país em que eles querem viver. O progresso não é impossível, mas também não é inevitável", diz a apresentação.

A "AQ" tem feito uma cobertura muito frequente da situação do Brasil, com uma abordagem crítica e bem aprofundada de questões políticas e econômicas. Vice-presidente da Americas Society/Council of the Americas, e autor de quatro livros sobre a América do Sul, Winter coordena a edição especial sobre o país.

A edição traz textos sobre economia e crise, um perfil de dez possíveis candidatos à Presidência do Brasil na eleição de 2018, uma entrevista com Marina Silva, uma reportagem sobre a agricultura brasileira e outra sobre a situação das favelas do Rio de Janeiro, mais um sobre política externa entre outros textos.

A maior parte dos textos já está disponível na internet, outros vão ser publicados assim nos próximos dias.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo